sábado, 30 de outubro de 2010

Engenhão Tricolor - Reta Final Brasileiro 2010

PlayStation 3 ganha versão com disco rígido de 320 GB nos EUA


Novo modelo custará US$ 350 e será vendido sem jogos.
Motivo do aumento de espaço se deve à distribuição digital de filmes e jogos.


Modelo com 320 GB custará US$ 350.

A Sony anunciou que irá colocar nas lojas norte-americanas o modelo do PlayStation 3 que tem disco rígido de 320 GB. Esta versão substituirá a que possui HD de 250 GB por US$ 350 – mesmo preço do modelo substituído. Este modelo será vendido sozinho, sem jogos ou pacotes promocionais.
Com o lançamento, dois modelos estarão disponíveis para o consumidor, um de 160 GB e o de 320 GB. De acordo com a empresa, o motivo do aumento do espaço de armazenamento se deve à distribuição digital de jogos, filmes em alta definição e de música, que podem ser adquiridos na loja virtual PlayStation Store. Estes arquivos ocupam tamanho considerável no disco 

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Direto do YouTube: Mestre dos saltos

Rio - O russo Erik Mukhametshin usa técnicas de Le Pakour para realizar as maiores loucuras na cidade de São Petersburgo, uma das mais importantes da Rússia. Para mostrar toda a sua habilidade, ele resolveu fazer um clipe com os seus melhores saltos. Na modalidade, o esportista não usa equipamentos e os obstáculos são o próprio mobiliário urbano das cidades, como muros, estátuas, entre outros.
Assista ao vídeo!

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Busque no Google Maps sem acessar seu site

O Mini Google Maps é um complemento para procurar localizações e rotas no Chrome, sem ter de abrir uma aba.
Depois de instalar a extensão, um ícone do Maps aparece à direita da barra de endereço. Clicando nele, uma janela de tamanho configurável surge e é possível buscar direções e lugares, sem ter de acessar o site do Google Maps propriamente dito. É possível visualizar tanto os modos mapa e satélite quanto o terreno.
Um defeito encontrado no plug-in é a “perda de memória”. No momento em que se fecha a janela do Mini Google Maps, o lugar buscado anteriormente desaparece. Dessa maneira, todas as vezes em que se abre a extensão, é necessário buscar o local de novo.
O Mini Google Maps precisa melhorar tais defeitos e inserir a capacidade de usar o Street View. Fora isso, vai facilitar a vida de qualquer usuário Chrome.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como aparecer no Google sem ter site? Use o Google Places

Quer aparecer no Google mas não sabe como fazer? Comece peloGoogle Places, diretório para empresas que queiram ser evidenciadas quando as buscas se referem a uma localidade específica. Para aparecer na Internet as empresas não precisam de um site, basta seguir as instruções da página do Google Places


Quem pode e deve?
Hotéis, bares, restaurantes e toda a cadeia associada podem contar com um fluxo de turistas ávidos por consumir durante a realização dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo de Futebol. É natural que, assim como fazem em casa, os visitantes recorram à internet na hora de encontrar um local, seja para comer, descansar ou para prolongar as noites. Boa parte dessas buscas serão feitas usando smartphones com acesso às redes 3G, 4G (quando estiver funcional no Brasil) e WiFi.
O especialista
Empresários que queiram participar dessa movimentação na economia não precisam, ainda, ter um site e o processo de cadastramento é algo descomplicado, explica o CEO da agência de Marekting Seleto Marketing, Alberto André. Basta fazer o cadastro no Google Places, no qual o único requisito básico é um telefone do local de cadastro”, explica o organizador do evento de search UAISEO, que ocorreu em Belo Horizonte, entre os dias 25 e 26 de setembro e reuniu profissionais de SEO e de links patrocinados, além de webdesigners e outras pessoas interessadas em otimizar o potencial econômico da web.
Não é especulação. Várias notícias dão conta diariamente da crescente participação de smartphones nas buscas. iPhones, Milestones, iPads e outros gadgets vão invadir o Brasil nessa época, e quem tiver um site desenvolvido para atender esse público poderá rir mais no final. “Com certeza, criar páginas com versões para smartphone será um grande diferencial para todos que querem uma fatia do bolo chamado local search”, enfatiza André.
Pesquise!
Pense que as buscas serão realizadas por pessoas que não falam português. Os resultados para busca local ignorando a acentuação e escrevendo determinadas palavras em inglês, traz resultados distintos. Procurar por “Restaurant sao paulo”, no Google.com.br, por exemplo, traz resultados distintos dos apresentados em uma busca por “Restaurante São Paulo”, no mesmo canal de buscas.
E o Bing?
O manda chuva das buscas locais continua mesmo sendo o Google. O Bing, buscador da Microsoft em fase beta no Brasil, apesar de boa participação na web norte-americana, ainda não introduziu os recursos na busca local brasileira. Ao profissional de search Alberto André só resta esperar “Espero que chegue no Brasil logo para ver se vai fazer o sucesso que está fazendo lá fora”, diz. Quando menciona sucesso, Alberto faz referência a canais segmentados de busca do Bing como o Bing Travel, onde o internauta pode programar uma viagem inteira, até os mínimos detalhes.
Prós
Uma vantagem embutida em pesquisas locais é a relativa confiança que o internauta pode ter sobre as informações a respeito da qualidade do atendimento , dos serviços e outros aspectos do local. Diferente de um website, em que a empresa declara o que achar melhor e cabe ao visitante descobrir se a oferta e a qualidade  são reais, os resultados locais costumam apresentar um link que apresenta comentários de consumidores. Sobre isso, André comenta “Acho que com o Local Search crescendo no Brasil o sistema de reviews (comentários) ficará mais funcional… “, avisa, “…isso pode causar um grande problema para empresas da cadeia associada ao turismos pois qualquer erro ou problema que alguém passar em um local com certeza será incorporado à página daquele local e assim muitos problemas virão à tona na hora de escolher para onde ir”.
Outras cinco considerações antes de investir em buscas locais:
1. Otimize o conteúdo do site, se for ter um, para idiomas estrangeiros. O Google é bom em entender grafias estrangeiras, mas vale a penas facilitar a compreeensão por parte de quem vai enfiar a mão no bolso.
2. Se estiver contratando um empresa para fazer o SEO de seu site, aproveite e inclua no contrato a otimização para buscas locais. Assim, no pacote, fica mais em conta que contratar esse serviço de forma isolada.
3. Declare preços em Reais e informe o equivalente em dólares
4. Faça uma pesquisa na internet pelo seu empreendimento. Padronize os logradouros (R.,  Rua, Av., Avenida etc) para evitar  informações desencontradas. Se, para nós, Av. é, por óbvio, Avenida, ainda não podemos dizer o mesmo do buscador.
5. Fuja de profissionais que prometerem primeiro lugar em pesquisas. Topo do Google é resultado de trabalho e de relevância. “Black Hat, técnicas desonestas, existem para tudo hoje em dia, em local search o que mais acontece são empresas fazendo múltiplos cadastros, cada um com uma palavra chave diferente para aparecer bem em todas as suas palavras, como um advogado cadastrar um local para cada área que ele atende. O que mais ocorre de punição para esse tipo de trapaça é ser excluído das listagens com todas as páginas sobre sua empresa”, adverte Alberto André.

Citroën revela no Salão de SP carro baseado no game Gran Turismo

GTbyCitroën é feito em parceria com desenvolvedora do jogo.
No estande da montadora faltaram os compactos DS3 e DS4.


A Citroën apresentou no Salão de São Paulo, nesta segunda-feira (25), o protótipo GTbyCitroën. O modelo é uma interpretação inédita de um veículo Gran Turismo e resulta da parceria entre a montadora francesa e a Polyphony, criadora do jogo de simulação de carros Gran Turismo 5, disponível para o console de jogos Playstation3.
A parte traseira do veículo é mais alongada, o que torna o visual do protótipo mais esportivo. O tom dégradé que vai do branco ao cinza, destacado nas laterais da carroceria, reforça a ideia proposta pelos designers de transmitir a sensação de velocidade.

Citroën GTbyCitroën
No jogo, o GTbyCitroën se beneficia de um modo de propulsão elétrica alimentada por uma pilha de combustível, com zero nível de emissão.
O habitáculo do protótipo, concebido para acolher dois adultos, mescla materiais nobres e componentes mecânicos. O arranjo do posto de direção foi colocado em uma posição mais baixa de pilotagem para permitir que o motorista possa se concentrar na pista graças à visão superior que libera, de maneira evidente, as informações ligadas à condução do protótipo.
Sem modelos de luxo
A decepção foi a falta dos compactos DS3 e DS4, modelos da nova grife de luxo da marca, vistos no 
Salão de Paris, mas que não vieram para a feira em São Paulo. O DS3 era para ter sido lançado neste ano no Brasil, mas, por causa da necessidade de adaptação do motor para responder à gasolina brasileira, o modelo só deverá estrear aqui em 2012. Ele será lançadosimultaneamente com o DS4, conforme o G1 havia adiantado durante evento em Paris. Não há previsões de um motor flex para esta gama.
Questionado pelo G1 sobre a ausência dos dois modelos, o diretor de operações internacionais da Citroën, Jean Louis Chamla, disse que reserva uma grande surpresa para 2012, ano em que o DS3 e o DS4 serão lançados no país. "Não vou estragar a surpresa agora", brinca o executivo, que ressalta que a estrela do estande é o já o conhecido Aircross.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sony corta preço do portátil PSPgo nos EUA e Japão


Nos EUA, preço será reduzido de US$ 249 para US$ 199.
No Japão, cairá de 26.800 ienes (R$ 560) para 16.800 ienes (R$ 350).


PSPgoPortátil PSPgo. (Foto: Divulgação)
A Sony disse nesta segunda-feira que reduzirá o preço de seu portátil PSPgo nos Estados Unidos e no Japão neste mês em preparação para o importante período de vendas do Natal.
Anteriormente, a Nintendo, concorrente da Sony no mercado de games, havia anunciado que seu aguardado portátil com tela 3D não estaria disponível até o fim do ano no mercado.
O preço da nova versão do PlayStation Portable, lançada há cerca de um ano, será reduzido de US$ 249 (cerca de R$ 425) para US$ 199 (cerca de R$ 340) nos Estados Unidos. No Japão, cairá para 16.800 ienes (cerca de R$ 350), contra os 26.800 ienes (cerca de R$ 560) hoje.
A Sony, que apresentará seu balanço trimestral na sexta-feira, vendeu cerca de 61 milhões de unidades de vários modelo de PSP desde seu lançamento inicial em 2004.

'Cookie eterno' pode rastrear internauta e é impossível de apagar


Evercookie' também é compartilhado entre múltiplos navegadores.
Recurso gera polêmica sobre privacidade na web.


Os cookies são um recurso dos navegadores web que armazenam pequenas informações no computador para que sites possam “lembrar” algumas informações, como logins, preferências e outros. Mas os cookies tiveram sua reputação manchada quando campanhas publicitárias na web resolveram utilizá-los para rastrear internautas, o que levou muitos programas anti-spywares a eliminarem os cookies. Um programador, no entanto, criou um mecanismo chamado “evercookie” com o intuito de permitir que um site armazene alguma informação no computador para sempre, permitindo que o usuário seja sempre rastreado. Entenda como isso é possível na coluna Segurança para o PC de hoje.
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Painel de limpeza de dados do Firefox não elimina o evercookie.Painel de limpeza de dados do Firefox não elimina
o evercookie. (Foto: Reprodução)
Cookies: armazenando informações
O cookie é um recurso básico da web. Ele é criado quando um site solicita ao navegador que uma informação seja armazenada. Por exemplo, quando você faz login em um site, o site pede que o navegador armazene um código. Toda vez que você visitar outra página naquele site, o navegador enviará o código. O site estará preparado para saber que o internauta com aquele código é você e o manterá logado no sistema.
É por esse motivo que o chamado roubo de cookies é problemático. Se um site tem alguma brecha que permite o roubo dos cookies, o código armazenado pode ser injetado no navegador do criminoso, que irá acessar a página como se fosse você. Por motivos de segurança, cada site só pode ler os próprios cookies, ou seja, a Globo.com só pode ler os cookies criados por sites dela mesma. É preciso uma falha de segurança nos sites para permitir a leitura dos cookies.
Existem dois tipos de cookie: os cookies de sessão e aqueles que têm uma data de validade. Os cookies de sessão existem apenas até o navegador ser fechado. Quando você fecha o navegador, esses cookies são apagados. Um exemplo são os cookies em sistemas de login nos quais você não clicou em “lembrar de mim”.
Os cookies com data de validade permanecem no computador até serem removidos manualmente ou até a data especificada pelo site. Por questões técnicas, a data máxima hoje é o ano de 2038 – é claro que você não vai ficar com o mesmo computador até 2038, portanto essa é uma data simbólica. Alguns chamam os cookies marcados com validade até 2038 como “cookies eternos” por representaram a intenção do site de nunca remover aquele cookie.
Esses cookies de longa validade são usados por sistemas de login quando você clica em “lembrar de mim” – e o roubo deles é ainda mais perigoso. Eles são também usados por sistemas de publicidade na web, que rastreiam sua interação com anúncios para determinar qual é o seu perfil de acesso e ajudar a oferecer peças publicitárias mais próximas do seu interesse. Foram esses cookies que viraram alvo de softwares anti-spywares, que os consideravam uma forma de “espionar”, por mais que os cookies, em si, jamais carregassem qualquer informação pessoal.
De qualquer forma, é muito fácil remover os cookies. Os próprios navegadores permitem que o usuário faça isso e diversos aplicativos anti-spywares auxiliam a tarefa.
Para apagar cookie do Flash, é preciso acessar uma página específica no site da Adobe.Para apagar cookie do Flash, é preciso acessar
uma página específica no site da Adobe.
(Foto: Reprodução)
'Evercookie': o cookie que
não pode ser removido

O cookie é um recurso intencional da web, criado quando se percebeu que era necessário identificar um mesmo internauta que acessava diferentes páginas de um site. O evercookie não é exatamente um cookie e sim um mecanismo criado pelo programador Samy Kamkar para armazenar uma informação de forma permanente no computador. Isso é possível graças ao uso subvertido de diversos recursos.
O evercookie é armazenado como um cookie normal, mas também como um “cookie” do Flash (chamado de Local Shared Object ou LSO), “cookie” específico do Internet Explorer, do Silverlight (tecnologia semelhante ao Flash, da Microsoft), como valores no banco de dados do HTML5 (outro recurso polêmico) e ainda como arquivos cacheados e no histórico da web.
No total, são 13 formas de armazenar a mesma informação, com mais duas previstas. Enquanto uma delas estiver presente, todas as demais podem ser recriadas, tornando o “cookie” permanente.
O evercookie é armazenado também no cache do navegador. O cache é composto pelos arquivos já baixados da internet e que são usados em várias páginas (como o logotipo do G1) e que ficam no disco para que o navegador não precise baixar de novo, acelerando a navegação. A informação do evercookie é armazenada em um arquivo em cache, enviado pelo servidor. Quando o navegador perguntar ao servidor se o arquivo em cache pode ser usado ou se ele precisa ser baixado novamente, o site pode “mentir” ao navegador que o arquivo (que nunca existiu) não mudou e que não é necessário baixá-lo novamente, sendo possível ler a informação que o navegador armazenou em cache, exatamente como um cookie.
Outra técnica interessante é a armazenagem do evercookie no histórico do navegador – o recurso que registra as páginas acessadas previamente. Ele armazena o cookie como uma sequência de endereços no histórico, que o navegador acessa silenciosamente durante o armazenamento do cookie. Para ler é preciso verificar todas as combinações possíveis do histórico – o que é muito rápido, porque o próprio navegador faz isso usando uma série de técnicas já conhecidas. Não existe maneira legítima de simplesmente “ler” o histórico – isso em si só acontece graças à subversão de outros recursos.
Evercookie usa 13 maneiras para armazenar a informação no computador. Na foto, identificador 748 foi armazenado em 10 locais com sucesso.Evercookie usa 13 maneiras para armazenar
a informação no computador. Na foto, identificador
748 foi armazenado em 10 locais com sucesso.
(Foto: Reprodução)
Por causa disso, eliminar um evercookie pode significar remover o histórico, o cache e várias outras informações armazenadas no PC que, a princípio, não deveriam ser resgatadas por um site na internet. E o pior: algumas delas nem são fáceis de serem removidas, não existindo um botão que simplesmente realize a tarefa de forma centralizada.
“Criei o evercookie para demonstrar o que já está acontecendo por aí e informar os usuários e a comunidade de segurança para que elas possam saber disso e prevenir esse tipo de rastreamento se assim quiserem. Fundamentalmente, é um teste para que a pessoa verifique se ela pode ser rastreada”, explicou Samy Kamkar, o autor do evercookie, em entrevista exclusiva ao G1.
Para Kamkar, o evercookie utiliza, sim, meios de armazenamento que nunca foram pensados como uma forma de armazenar e obter informações e não era previsível que eles poderiam ser usados dessa forma. “Os evercookies deveriam ser possíveis, mas também deveriam ser fáceis de remover”, afirmou.
São necessários seis passos para remover um evercookie do Firefox. No Chrome, são quatro. Para o Safari, no Mac, um código específico foi criado. O software de limpeza BleachBit é capaz de apagar os evercookies do Internet Explorer. Em alguns dispositivos, com o iPhone, apagar o evercookie é uma verdadeira guerra. Dos modos de navegação privada, apenas o do Safari impede completamente o evercookie.
Por outro lado, criar um evercookie é muito fácil. O código está disponível na internet, bem como a documentação de cada método. Um programador web pode facilmente adicioná-lo ao seu site. Por ora não há absolutamente nada prático que possa ser feito contra esses cookies que não diminui a experiência na web. E mais ainda: alguns métodos são compartilhados entre os navegadores, o que significa que um usuário pode ser rastreado mesmo após mudar de software.
Tecnologias concorrentes, como o Silverlight e o Flash, acabam sendo usadas, em conjunto, para um mesmo fim que, infelizmente, apenas piora a experiência do usuário na web – é contra as expectativas do internauta que um site ainda possa lembrá-lo depois de apagar os cookies.
É hora de desenvolvedores de navegadores e tecnologias web conversarem para definir como resolver o problema, pois não é razoável pensar que os usuários vão acessar diversos menus só para apagar uma única informação.
A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui. Volto na quarta-feira (27) com o pacotão de respostas. Se você tem uma dúvida, deixe-a na área de comentários. Até lá!
* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Google prepara serviço de música


Google prepara serviço de música na Índia
O gigante de buscas na internet fará parceria com três fornecedores, que detêm direitos de milhares de músicas indianas.



BANGALORE - Google planeja lançar um serviço de música online na Índia, permitindo aos usuários acesso e download de arquivos legais, informou hoje o Wall Street Journal.
Em breve, o Google deve adicionar uma ferramenta de música ao seu serviço de busca, garantindo o acesso aos usuários indianos. Os principais resultados da pesquisa seriam de parceiros da empresa, segundo o jornal.
O gigante de buscas na internet fará parceria com três fornecedores, que detêm direitos de milhares de músicas indianas, afirmou a publicação, citando pessoas próximas ao assunto.
O Google não estava imediatamente disponível para comentários.


quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Ford traz carro conceito para Salão do Automóvel

Ainda faltam alguns dias para o início do Salão do Automóvel em São Paulo (começa dia 27/10), mas as montadoras já estão se movimentando para trazer novidades e conceitos para os lados de cá.
Uma dessas novidades é o Ford Start, carro conceito, que não é destinado à produção. A ideia da montadora é ouvir propostas dos consumidores de grandes cidades sobre design e conteúdo.
O modelo trará a tecnologia EcoBoost, um protótipo de um motor 1.0 de três cilindros capaz de gerar a mesma potência de um 1.6 de quatro cilindros. Este novo motor tem baixas emissões, apostando no conceito sustentável dos carros do futuro.
O Start tem formas aerodinâmicas para melhorar a economia de combustível. A estrutura da carroceria é feita de liga de alumínio e todos os painéis externos são de compostos recicláveis e deformáveis. Os faróis, lanternas e luzes auxiliares são formados por uma linha fina de LEDs de alta potência.
Dentro encontra-se o sistema MyFord Mobile, que traz conexão sem fio para aparelhos móveis, tela de 6 polegadas no painel e comando de voz para controlar ar-condicionado, sistema de som, diagnóstico do motor, navegação e ativação do air-bag do passageiro.

Mente sofre ‘bug do milênio'

Excesso de informações e de tarefas — comum na atualidade — causa problemas de concentração, afeta a memória e gera estresse


Rio - Você está ao computador ouvindo música, dividindo seu tempo entre responder dezenas de e-mails não lidos e se atualizar das últimas notícias. Pisca a janela do Messenger, você não consegue esperar para ler. O celular apita, chegou uma nova mensagem. A TV ligada na sala chama sua atenção com mais um boletim urgente, abafando o barulho do rádio que seu irmão escuta no quarto. Nesse meio tempo, aparecem 30 tuítes não lidos na sua timeline no Twitter, 120 novos links se acumulam no Google Reader. E avisos de recados no Orkut e no Facebook chegam à sua caixa de entrada,juntando-se à pilha de e-mails que você tenta, angustiado, mas não consegue diminuir.
Arte: O Dia
Arte: O Dia
Provavelmente você já vivenciou algo parecido. Quem vive no mundo de hoje, onde estar atualizado parece cada vez mais urgente, sofre do mesmo problema: a “overdose de informação”. Graças à tecnologia, diariamente uma avalanche de dados chega até nós e, com ela, a sensação de que precisamos estar o tempo todo conectados, absorvendo tanto conteúdo quanto for possível.

Especialistas têm analisado as mudanças causadas pela excessiva estimulação digital na tentativa de comprovar como esse comportamento pode ser nocivo. Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Cognição Aplicada da Universidade de Utah, nos EUA, comprovou que usar aparelhos eletrônicos durante a condução de veículos afeta o cérebro e a atenção de motoristas — uma situação multitasking (multitarefa), quando o indivíduo desempenha mais de uma atividade ao mesmo tempo. O estudo mostrou que, ao celular, a velocidade de reação do motorista diminui e o risco de acidente é 4 vezes maior. 

“É certo que a sobrecarga de informação desencadeia o déficit de atenção. Ao computador, o usuário faz mil coisas ao mesmo tempo. Sem se concentrar em apenas uma delas, acaba fazendo todas mal”, critica Ronaldo Lemos, diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas. Lemos acredita que, diante de tamanha oferta, torna-se impossível manter a atenção. “Na ânsia de acompanhar tudo, a pessoa perde o foco e se dispersa facilmente”, diz.

Em 2004, o cientista Eyal Ophir, da Universidade de Stanford, comparou usuários multitarefa e pessoas que não usavam computador. Os participantes observaram uma imagem com retângulos vermelhos à qual, mais tarde, foram acrescentados retângulos azuis. Perguntados se os vermelhos haviam se movimentado, o grupo multitasking teve desempenho muito pior porque ficou prestando atenção também nos retângulos azuis, irrelevantes para a resposta.
Consequências físicas

O excesso de informações e tarefas também têm consequências físicas. “Cada vez que o cérebro é solicitado, ele recebe um estímulo. As pessoas têm sofrido uma multiestimulação, e nosso organismo não foi feito para isso”, explica Cristiano Abreu, psicólogo e pesquisador do Instituto de Psiquiatria da USP, que cita o estresse, a ansiedade e a estafa mental como principais sintomas. Ronaldo Lemos concorda. “Você está na fila do banco e vê que os e-mails não param de chegar, que a lista de tarefas aumenta. Isso desperta a ansiedade”, pontua. Para a “geração zapping” — crianças que crescem já em contato com a tecnologia —, os prejuízos do uso excessivo do computador envolvem, além das dificuldades de atenção, o empobrecimento da língua. 

“Pensamos linguisticamente, e reduzir o vocabulário significa reduzir o pensamento”, opina o psiquiatra infantil Francisco Assumpção, que também reconhece possibilidades positivas. “Com moderação, o computador é um bom instrumento para desenvolver a percepção e a atenção da criança”, pondera.