quinta-feira, 30 de junho de 2011

Skype para Android agora tem videochamada


 Skype lançou hoje sua nova versão para Android, a primeira com suporte a vídeo chamadas. Nos últimos meses, intensificaram-se os boatos de que o recurso, presente  há mais de 6 meses nas versões para iOS, estaria também na nova versão para Android e a expectativa foi confirmada.
Segundo o gerente de produtos de Android da empresa, Mark Douglas, a demora  se deveu à necessidade de “proporcionar uma experiência tão boa quanto a que o usuário está acostumado nos outros produtos Skype”.
Ele ainda acredita que isso não tenha ocasionado uma perda significativa de mercado, já que o aplicativo, mesmo sem vídeo, já existia e era bastante usado. De fato, o Skype tem cerca de 3 vezes mais downloads do que o Frings, o mais popular app para chamadas com vídeo.
O aplicativo
O recurso de vídeo chamada, que não tem modo conferência, só é compatível com celulares de duas câmeras que rodem  Android 2.3 ou superior, como o HTC Desire S, o Nexus S e O Sony Ericsson Xperia Neo e Pro. O funcionamento é muito parecido com a versão de iOS, inclusive com a possibilidade de alternar entre as câmeras frontal e traseira com facilidade.
Além da implementação da nova funcionalidade, a interface do aplicativo foi simplificada e agora é possível mandar SMS com créditos Skype.
Com o lançamento, a próxima grande novidade da empresa será o app para iPad, que deve chegar em poucos dias.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Interruptor de luz contra ladrões grava vídeos e envia para o seu smartphone

Câmeras secretas são muito úteis quando você deixa a sua casa sozinha e vai viajar. Temos até um caso de uma pessoa que viu a sua casa ser assaltada e avisar a polícia pela internet do outro lado do mundo. Também é possível verificar a babá se está cuidando bem dos filhos ou se a diarista não está levando nada de casa. Uma boa solução para os dois casos é a HD Spy Camera Light Switch, uma câmera que fica disfarçada de interruptor de luz.
Essa câmera grava vídeos em um cartão microSD que podem ser vistos em uma câmera fotográfica digital ou no seu computador. A câmera fica escondida na marca da empresa do interruptor.Interruptor de luz Spy Camera (Foto: Divulgação)
Mas o que é mais inovador nessa câmera é que ela tem um slot para cartão SIM, o chip de celular que usamos nos nossos celulares dos mais simples ao mais avançados. Com conexão à telefonia, a HD Spy Camera pode te enviar um SMS ou MMS com vídeo quando detectar um movimento pelo seu sensor. Desta forma você fica sabendo se alguém entrou na casa e pode pegar o meliante no flagrante.
E por último, você pode ativar a gravação da câmera usando o seu celular, mas apesar de se chamar HD, a sua resolução é de apenas 320 x 240 pixels. Você pode usar tanto alimentação normal da rede de energia quanto baterias para o caso de uma câmera móvel.
Spy Camera Light Switch (Foto: Divulgação)

As novas regras para um bom currículo

 Chegou a hora de decretar o fim daquele currículo embolorado que você ainda mantém em alguma pasta por aí. Os tempos mudaram. E é preciso materializar essas transformações em cada detalhe desse documento.
Confira quais as novas regras para bons currículos - e corra para atualizar o seu.
1 - Básico de conhecimentos em informática? Nem pensar
Para começo de conversa, a década de 90 acabou. Isso significa que saber lidar ferramentas do pacote do Windows ou ter familiaridade com recursos de internet deixou de ser diferencial há muito, muito tempo.
Destaque apenas o que realmente for relevante, como domínio em algum sistema específico para a sua área de atuação. Mas jamais diga que sabe fazer o básico no Word.
2 - Convergência de mídias
Aquela barreira entre virtual e real – muito típica da época em que todos temiam o assustador ‘bug do milênio’ na virada do século – sumiu definitivamente. Currículo bom tem que constar link para um blog, Twitter ou página no LinkedIn.
Atenção: essas ferramentas devem agregar mais informações ao currículo. Se não, você ganhará o título de redundante.
3 - Para cada panela uma tampa
Até os anos 90, era padrão a lógica de que o currículo deveria ser elaborado para combinar para toda e qualquer ocasião.
Em 2011, sinal vermelho para quem faz isso. O ideal, de acordo com especialistas, é ter um currículo base, mas adaptá-lo ou, em termos mais modernos, customizá-lo para cada ocasião – tendo em vista o espírito da empresa e cargo em questão.
4 - Informações pessoais não contam
Há alguns anos, currículo bom era aquele que listava, em minúcias, todos os dados pessoais possíveis. Estado civil, quantidade de filhos, RG, CPF e, às vezes, até hobbies. Tudo. Tudo ia parar no documento.
Para os desavisados: essa regra, definitivamente, acabou. No máximo, cite qual seu estado civil. O foco no currículo são suas qualificações, não quem você é depois do expediente. Deixe isso para a entrevista.
5. Objetividade em mais de uma página
O mantra foi tão intenso na última década que muita gente ainda fica de cabelo em pé quando o currículo ultrapassa a primeira página do Word.
Objetividade é essencial, mas não é desculpa para limar informações. Quanto mais experiência profissional você acumular, maior seu currículo será. Normal. E os recrutadores sabem disso.
Só não sabem gastar caracteres sem necessidade. Precisão e objetividade continuam como valores caros a bons currículos.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Protótipo dobrável combina o que há de melhor entre smartphones e tablets



Com duas telas Super AMOLED, vidro Gorilla de proteção, Android 2.3, câmera de 5 MP e processador dual-core, o dispositivo apresenta uma nova perspectiva de desempenho e interação.

Um protótipo de smartphone, desenvolvido pelas empresas de design Imerj e Frog, apresenta uma nova perspectiva de interação aos usuários. O gadget experimental pode ser dobrado e conta com duas telas, as quais podem executar funções diferentes.
O modelo, ainda sem um nome oficial, está sendo chamado de “2-in-1 Smartpad” e é considerado uma fusão de smartphone e tablet por seus criadores. Com suporte a multitarefas e duas telas sensíveis ao toque, que juntas possuem 6 polegadas, o dispositivo promete revolucionar o mercado de portáteis. Confira o vídeo de divulgação do aparelho.





Especificações

  • Processador dual-core TI OMAP;
  • 1 GB de memória RAM DDR3;
  • 32 GB de espaço interno para armazenamento de dados – expansível para até 128 GB com a utilização de cartão de memória micro SD;
  • Duas telas WVGA Super AMOLED de 4 polegadas. Ao serem combinadas elas atingem 6 polegadas com resolução de até 960 por 800 pixels;
  • Vidro de proteção Gorilla – considerado o mais resistente do mundo;
  • Sistema operacional Android 2.3 (Gingerbread);
  • 7 milímetros de espessura quando aberto;
  • Câmera com 5 megapixels;
  • Grava vídeos em até 720p;
  • Teclado QWERTY virtual que pode assumir a totalidade de uma das telas;
  • Bateria de 1750 mA.
 (Fonte  imagem: Engadget)

Primeiras impressões

O site Engadget teve a oportunidade de manipular o protótipo da Imerj. Segundo a avaliação publicada, o aparelho demonstrou ser, à primeira vista, bem resistente. Ambas as partes do dispositivo são densas e o mecanismo de dobra, que utiliza imãs ao invés de componentes mecânicos, mostrou-se eficiente.
A espessura do aparelho foi outra característica que chamou atenção. O gadget fechado é um pouco mais espesso que o iPhone 4, por exemplo. Ao ser aberto, o modelo fica com apenas 7 milímetros de espessura, o mais fino smartphone do mundo.
 (Fonte da imagem: Engadget)
O design da novidade é moderno. Seu revestimento, que aparenta ser constituído de uma grossa camada de tinta metálica, aliado ao vidro Gorilla que protege os displays dá ao gadget uma aparência elegante e sofisticada.
Entretanto, os dois milímetros das bordas de cada tela podem atrapalhar levemente a interação do usuário, pois acaba cortando conteúdos quando exibidos em tela cheia. De acordo com a publicação, as telas Super AMOLED teriam apresentado pequenas distorções de cores. Apesar disso, a experiência de interação e navegação não é afetada.
A princípio, o desempenho no processamento de dados do aparelho ficou abaixo do esperado. Ele apresentou alguns travamentos e lentidão ao ser mais exigido. Todavia, é válido lembrar que o “2-in-1 Smartpad” é um protótipo, significando que inúmeras melhorias ainda devem ser implementadas.
 (Fonte da imagem: Engadget)
O suporte para multitarefas é o grande atrativo desse dispositivo. Ele permite que diferentes aplicativos sejam executados em cada tela, uma experiência inovadora. Assim, é possível jogar um game sem tirar o olho da lista de reprodução do player de músicas, por exemplo. Basta arrastar uma janela sobre a outra para que elas troquem de posição nos displays.
A performance de navegação com o modo tela inteira é aprimorada, se comparado aos smartphones. A possibilidade de visualizar conteúdos em 6 polegadas torna a interação mais intuitiva. O telcado QWERTY virtual pode ser aplicado na totalidade de uma das telas, o que permite a digitação com maior facilidade.

Volkswagen desenvolve piloto automático para carros

Sem as mãos! Se depender da Volkswagen, em breve veremos carros sendo conduzidos por sistemas automatizados pelas estradas de alguns países.



Condução semi-automática de veículos pode estar disponível em breve (Fonte da imagem: Motor Authority)
A Volkswagen está trabalhando em um piloto automático temporário para carros, permitindo viagens com a velocidade de até 128 km/h sem que o motorista precise colocar as mãos no volante. A invenção funciona com a combinação de outras tecnologias, como cruise control e lane-keeping assist, sistema que avisa o motorista caso o veículo esteja saindo da pista.
O automóvel é capaz de manter uma distância segura de outros veículos, dirigir à velocidade estipulada pelo condutor, reduzir a velocidade antes das curvas e manter o carro posicionado de acordo com as marcações da estrada.
Porém, vale a pena notar que o sistema não automatiza por completo a condução do carro. O motorista ainda precisa monitorar o seu funcionamento e pode interferir sobre ele a qualquer momento. Talvez esse não seja o cenário futurista com o qual sempre sonhamos, de carros sendo conduzidos automaticamente por aí, mas, certamente, já é um passo em direção a ele.



Entidades criam arquitetura de segurança para a nuvem

Guia do Security for the Cloud do Open Group e do SOA Project quer ajudar responsáveis de TI e de segurança a entenderem aspectos de proteção da nuvem.

Membros do Security for the Cloud do Open Group e do SOA Project desenvolveram arquitetura de segurança para a cloud para ajudar as organizações a entender melhor os aspectos particulares da segurança da computação em nuvem.
O grupo publicou um guia de 22 páginas intitulado “An Architectural View of Security for Cloud“, o primeiro de uma série sobre segurança que irá abranger várias áreas além de cloud. O guia e a arquitetura foram desenvolvidos para ajudar os executivos de TI e de segurança a obter uma visão mais abrangente das complexas infraestruturas de cloud e, com isso, auxiliar na tomada de decisões envolvendo riscos e oportunidades.
A intenção do grupo é produzir “um conjunto de documentos técnicos que irá analisar cada um dos blocos de construção da arquitetura com maior detalhe por meio do uso de cenários de negócios”, diz Omkhar Arasaratnam, arquiteto sênior de segurança certificado IBM e copresidente do Cloud Work Group Steering Committee do Open Group.
“A realidade é que a segurança na nuvem é cinza”, diz Arasaratnam. “Os executivos de TI e de segurança precisam entender o impacto que esse cenário tem na sua postura perante o risco global, e tomarem medidas apropriadas de mitigação.”
O trabalho do grupo complementa o que a Cloud Security Alliance (CSA) tem feito no que diz respeito à segurança na nuvem, diz Arasaratnam. “A entidade publicou uma série de documentos sobre vários aspectos da segurança na computação em nuvem”, diz ele. “Concordamos plenamente com muitos deles. Na verdade, no nosso recente relatório, citamos algumas das reflexões mais recentes sobre a gestão de identidades e de acessos”.
O trabalho do grupo é mais voltado nas preocupações da arquitetura de segurança na nuvem, explica Arasaratnam, “achamos que o trabalho da CSA foca principalmente nos controles técnicos, como as definições dos dispositivos. Ambas as consideração são necessárias para [garantir a segurança] da cloud”, pontua.
A CSA afirma que o trabalho é complementar. “O documento sobre as políticas de arquitetura para a segurança na cloud do Open Group está em linha com os princípios da gestão de identidades da CSA para a nuvem”, diz Subra Kumaraswamy, copresidente do grupo de trabalho sobre Identity and Access Management, Encryption & Key Management da CSA.
Na visão de Kumaraswamy gestão de identidade, privilégios e de acesso na nuvem são questões-chave sobre a segurança na cloud. “O esforço atual da CSA na área da arquitetura de referência de identidades vai abordar todos os aspectos de identidade e do ciclo de vida do acesso, incluindo provisionamento, autenticação, autorização, federação e auditoria e será complementar aos esforços do Open Group”, diz.

    quinta-feira, 16 de junho de 2011

    Três oportunidades de emprego que devem ser criadas por novas tecnologias

    Especialista em recrutamento aponta quais as áreas que tendem a surgir por conta de transformações tecnológicas
    Bola de Cristal
    O mundo vive hoje uma velocidade de inovação tecnológica sem precedentes. Não à toa, muitas pessoas estão preocupadas se seu trabalho e o ambiente em que atuam será impactado por esse cenário, em médio e longo prazos. Basta lembrar do que aconteceu com a indústria das máquinas de escrever ou com o setor de pagers para perceber que essa preocupação tem fundamentos.

    E se a tecnologia fez desaparecer muitos empregos, ela gerou uma série de novas oportunidades. Uma recente pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, mostra que para cada posto de trabalho que sumiu por conta do surgimento da internet foram criadas outras 2,6 vagas.

    Com base nessa percepção de que a tecnologia gera uma série de oportunidades futuras, a escritora e especialista em carreira Leslie Stevens-Huffman fez uma lista – publicada no site norte-americano de busca de empregos Dice.com – de três novos setoresque devem surgir nos próximos anos e que tendem a representar excelentes possibilidades de emprego futuro.

    Redes digitais de iluminação

    Combinar a tecnologia da informação com a iluminação era um sonho distante há alguns anos. Agora, no entanto, uma série de startups (empresas iniciantes de tecnologia) tem trabalhado para criar lâmpadas mais eficientes e sistemas de controle da luz que possam ser ajustados automaticamente para obter o máximo de eficiência.

    O jornal norte-americano San Jose Mercury News divulgou uma reportagem afirmando que os investidores projetam que esse setor vai movimentar US$ 100 bilhões. O próprio Google firmou uma parceria com um grupo de cientistas da Flórida, com o intuito de criar as primeiras lâmpadas LED controladas pelo Android (sistema operacional para smartphones).

    Robótica Residencial

    Da mesma forma que os robôs passaram a fazer parte das linhas de produção e distribuição de produtos, os especialistas projetam que eles tendem a invadir a casa das pessoas. O que vai exigir que profissionais altamente capacitados possam construí-los, programá-los e repará-los.

    Biorrobótica

    Com a tendência de digitalização dos registros de pacientes médicos, existe a perspectiva de que, em breve, o mercado vai demandar o trabalho de especialistas em biorrobótica. O papel dessas pessoas será o de colaborar com toda a cadeia. Ou seja, cuidarão dos equipamentos e do fluxo de informações entre médicos, pacientes, enfermeiros, farmácias, laboratórios e empresas de saúde.

     

    terça-feira, 14 de junho de 2011

    Google lança pesquisa por meio de voz e imagens em site


    Nos smartphones, versão mobile ganhará ícones que facilitam buscas.
    Google Goggles, que faz pesquisa por imagens, traduzirá textos.

    Google adiciona ícones para facilitar buscas em smartphones (Foto: Divulgação)
    O Google anunciou nesta terça-feira (14) uma atualização no seu serviço de buscas, tornando as pesquisas mais rápidas. Entre as novidades que incluem fazer buscas por comandos de voz e por imagem no PC, algo que só era possível em smartphones, a empresa anunciou ícones que facilitam as pesquisas em dispositivos móveis. As novidades estarão disponíveis em cerca de uma semana, segundo o Google.
    De acordo com a companhia, os ícones facilitam as buscas em celulares, permitindo encontrar bares, cafés, restaurantes e outros serviços próximos do usuário. Os ícones aparecerão na nova atualização do aplicativo que deve estar disponível em uma semana. O serviço Google Goggles, que permite fazer pesquisas por meio de imagens, permitirá traduzir textos por meio de fotografias. O usuário pode fotografar uma página de um livro em um idioma e traduzi-lo.
    No PC, as buscas agora poderão ser feitas por meio de comandos de voz, utilizando o microfone e clicando no ícone que aparecerá ao lado da barra de buscas, ou ao arrastar imagens para a área de pesquisas. O site irá tentar fazer uma pesquisa aproximada conforme a foto que o usuário arrastar para a barra de pesquisas.
    Outro serviço anunciado foi chamado de Instant Pages, que faz com que as buscas carreguem páginas relevantes à pesquisa antes mesmo de o usuário clicar no link. O Google mostra o exemplo de uma pesquisa sobre a Casa Branca, residência do presidente norte-americano. O serviço carrega a página oficial se antecipando ao usuário que, ao clicar no link, carrega instantâneamente a página.
    Usuário precisa apenas arrastar a foto para a barra de buscas do Google para fazer a pesquisa (Foto: Divulgação)Usuário precisa apenas arrastar a foto para a barra de buscas do Google para fazer a pesquisa (Foto: Divulgação)

    segunda-feira, 13 de junho de 2011

    59% das empresas no Brasil já adotam cloud


    Uma pesquisa divulgada pela consultoria Avanade aponta que no Brasil 59% das empresas já adotaram algum tipo de serviço em computação na nuvem.
    A média nacional apontada pela consultoria, que é uma joint venture formada por Microsoft e Accenture, é superior à média mundial que contabiliza 43% de adoção.
    A pesquisa considerou 573 empresas de 18 países na América do Norte, Sul, Europa e Ásia-Pacífico, no período de março a abril de 2011. O Brasil teve 40 empresas entrevistadas.
    De acordo com a pesquisa, no Brasil 81% das empresas afirmaram que irão investir em serviços na nuvem, aumentando o orçamento do setor até 2012. No restante do mundo essa porcentagem representa 55%.
    Segundo as empresas nacionais, os serviços em nuvem mais utilizados são aplicativos de e-mail como Outlook Web Access e Lotus iNote webmail (69%), programas de colaboração como SharePoint e LaunchPad (41%) e aplicações de escritório como Google Docs e Office 365 (50%).
    Para 72% dos entrevistados, as soluções em nuvem fazem parte das estratégias de TI, com foco em segurança (para 64% das empresas), redes (45%), software (55%), armazenamento (45%), data center (55%) e virtualização (9%).
    Porém, há um contraponto que faz com que muitas empresas não adotem integralmente essas soluções, fazendo com que um terço dessas companhias voltem atrás e utilizem novamente serviços tradicionais privados.
    Para 88% dos entrevistados, a falta de segurança é um dos principais motivos para que a empresa adote este tipo de solução, sendo que 54% afirmam bloquear acesso dos funcionários a serviços nas nuvens como streaming de vídeos e webmail.

    quinta-feira, 9 de junho de 2011

    Motorola Photon 4G é anunciado


    Em um determinado momento da evolução tecnológica, um smartphone que era considerado o top na sua tecnologia, será ultrapassado, por um produto melhor, mais rápido e com mais vantagens. E esse processo de evolução está acontecendo de forma mais rápida, com produtos mais completos chegando mais cedo do que se imagina ao consumidor. Um caso disso é com o anúncio do Motorola Photon 4G, que chega como a evolução do recém lançado Motorola Atrix.
    Motorola Photon 4G (Foto: Divulgação)Motorola Photon 4G (Foto: Divulgação)
    O aparelho foi apresentado durante um evento da Motorola em Nova York, Estados Unidos, e chega como um dispositivo que impressiona na forma e no conteúdo. O seu formato em forma de diamante torna o Photon um modelo singular e arrojado, mas o modelo não se faz apenas de sua beleza. O smartphone combina em suas especificações técnicas o sistema operacional Android 2.3 com o poderoso processador NVIDIA Tegra 2 de 1 GHz. Com isso, você tem à sua disposição a loja de aplicativos Tegra Zone.
    Outro detalhe que torna o Motorola Photon 4G um telefone único é que ele possui um pequeno apoio para manter o produto em pé sobre uma superfície. Além disso, o modelo possui câmera traseira de 8 megapixels com vídeos em 720p, pode rodar vídeos em 1080p via cabo HDMI, e conta com o recurso de mídia da Motorola “Mirror Mode”, que é o espelhamento do conteúdo enviado pela conexão HMDI, que é exibido na tela de 4,3 polegadas (qHD) do smartphone.
    O modelo pode se conectar em diversos tipos de docks, incluindo os clássicos docks multimídia e veicular. O Motorola Photon conta com conectividades 3G e 4G, e possui função hotspot, onde até 8 usuários podem se conectar à internet no aparelho. O telefone tem previsão de lançamento nos Estados Unidos para o começo do segundo semestre de 2011.

    quarta-feira, 8 de junho de 2011

    Dia Mundial do IPv6: empresas de tecnologia começam a testar novo protocolo


    Usuários não devem sentir diferença nas conexões; as 400 maiores companhias de internet começaram ontem a testar novo protocolo

    A navegação nos sites do Google, Microsoft, Facebook, Yahoo! e outras 400 companhias que oferecem serviços de internet já começaram a testar o novo protocolo de internet, o IPv6, que irá substituir o esgotado IPv4. A ação começou às 0h no horário de Londres (21h no Brasil) e irá se estender por 24 horas. O dia 8 de junho foi anunciado em janeiro pela Internet Society como oDia Internacional do IPv6.

    O Google postou um comunicado em seu blog oficialafirmando que a massiva maioria dos usuários não irá sentir qualquer diferença nos acessos. "A grande maioria (99,95%) das pessoas poderá acessar nossos serviços sem nenhuma interrupção: ou eles se conectarão pelo IPv6, ou seus sistemas reverterão sem problemas para o IPv4. Mas, como em qualquer tecnologia de última geração, pode ser que ocorram alguns entravamentos", publicou.

    Apenas 0,05% dos sistemas, estima-se, encontrarão dificuldades para ter acesso aos sites participantes da Internet Society devido, principalmente, a falhas na configuração doméstica da conexão (modems e roteadores).

    O que é

    O protocolo de rede IPv4 (Internet Protocol) é o serviço que padroniza a comunicação entre dois ou mais computadores, formando a rede. Cada vez que um dispositivo é conectado à internet, é fornecido um IP, que identifica a máquina.

    A nova geração do Protocolo de Internet (IPv6) deve solucionar o visível esgotamento da geração anterior, o que vai demandar um investimento por parte das companhias para se adaptar ao novo padrão.

    Twitter adota encurtador de URL próprio


    O Twitter anunciou ontem a adoção de um encurtador de URLs integrado à caixa de publicação de mensagens.
    Dessa forma, usuários da rede social não precisão mais recorrer a um serviço terceiro para encurtar um link, a menos que exijam funções diferencias, como contador de cliques recebidos, por exemplo.

    Para facilitar a navegação, o encurtador do Twitter não irá alterar o endereço de destino (de youtube.com para t.co, por exemplo). Ele optará por fazer uma redução do original. De acordo com o Twitter, o novo sistema vai reduzir qualquer link a 19 caracteres.
    Ainda ontem, o Twitter disponibilizou a sua versão em “português brasileiro”.
    Para alterar a linguagem, o usuário deve acessar "Settings" (Configurações) e escolher "Português". Os outros idiomas disponíveis são: Inglês, Japonês, Chinês, Italiano, Espanhol, Turco, Coreano, Francês, Russo e Alemão.