quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Microsoft lança versão preview do Windows 8. Faça o download gratuito e experimente!



Windows 8

Microsoft acaba de anunciar no Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha), a primeira versão de testes de seu novo sistema operacional, oWindows 8 Consumer Preview, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer melhor o software antes do seu lançamento oficial.
 
Windows 8 é o primeiro sistema operacional da companhia compatível com os microprocessadores de menor consumo de energia projetados pela ARM Holdings, que rodam em tablets. Por isso, além dos computadores pessoais e laptops, ele também funcionará nestes dispositivos. A Microsoft pretende apostar ainda mais neste espaço, considerando que o mercado tem sido dominado cada vez mais por tablets e smartphones. A Microsoft identificou corretamente a relevância do formato há mais de uma década, e o novo sistema operacional pode permitir que, enfim, a empresa coloque suas ideias em prática nos dispositivos móveis.
 
"O sistema operacional começou a ser visto, em larga escala, como algo irrelevante. Esse é um lançamento que terá de provar novamente sua relevância", afirmou McAdams Wright Ragen, analista da administradora de fundos da Microsoft.
O download do Windows 8 Consumer Preview já pode ser efetuado pelo site da Microsoft, clicando aqui.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O e-commerce, o m-commerce, os negócios e a tecnologia

E-commerce


A tecnologia vem contribuindo de forma relevante na aquisição de produtos e serviços. Já há décadas, grandes organizações formalizam transações comerciais por meio de integrações entre sistemas. Hoje, estes sistemas se sofisticaram e, por meio da internet, gerenciam os estoques de cadeias de suprimentos de indústrias inteiras. Estes sistemas geram enormes economias para a indústria e menores custos para os consumidores, fazendo parte da categoria business to business (B2B) do comércio eletrônico.

Porém, é na oferta de produtos e serviços diretamente para os consumidores finais, o business to consumer (B2C), que a tecnologia mais mostra sua importância na criação de valor. Como exemplo, pode-se citar a oferta de música digital, uma mudança radical na forma de se distribuir um produto (downloads pela internet ao invés de estocar e vender CDs fisicamente), na precificação (muito mais barato para o consumidor e com uma margem de lucro muito superior para a indústria) e na liberdade de escolha (o consumidor só paga pelas músicas que interessam).

O comércio eletrônico, ou e-commerce, apresenta expressivas taxas de crescimento. Segundo projeções da Forrester Research Inc., em 2016, os consumidores online nos Estados Unidos gastarão US$ 327 bilhões, 62% a mais que os US$ 226 bilhões gastos em 2011. E, em 2016, as compras online representarão 9% do total do faturamento do varejo nos EUA.

Acompanhando esta tendência, as vendas por meio do e-commerce no Brasil passaram de um faturamento de R$ 500 milhões, em 2001, para R$ 14,8 bilhões, em 2010, segundo a eCommerceOrg. Outro dado importante: o ticket médio das compras vem aumentando ano a ano, mostrando uma maior confiança do consumidor neste canal de compras.

O sucesso do e-commerce não é acaso. Na essência do e-commerce estão características que oferecem grandes vantagens: ubiquidade (a internet está em qualquer lugar a qualquer momento), padrões universais (todos sabem utilizar a internet), riqueza de apresentação (texto, áudio e vídeo), interatividade e personalização da experiência de compra, simetria da informação (transparência de preços que equilibra o poder de barganha entre o comprador e o vendedor) e desintermediação (meios eletrônicos eliminam muitos intermediários).

Existem ainda catalisadores para esta já explosiva integração entre as necessidades humanas e inovações tecnológicas. As redes sociais, por exemplo, têm grande poder de influência sobre os seus participantes. Assim, ofertas direcionadas a redes sociais tendem a ter maior aceitação a partir de boas impressões dos primeiros compradores. Os ambientes de compras coletivas se aproveitam de necessidades individuais comuns para aumentar as vendas e a exposição de marcas.

Outro elemento importante é o mobile commerce, ou m-commerce. Músicas, jogos, pagamento de contas, informações sobre o tempo, restaurantes próximos, negociação de ações e muitos outros serviços já são oferecidos através de aparelhos celulares. E muitos outros serviços passarão a ser oferecidos por este canal.

Em um futuro próximo pode-se vislumbrar a "internet das coisas" em que aparelhos domésticos estarão interligados à internet, permitindo uma gama gigantesca de novos serviços como a reposição automática dos itens de consumo nas residências, casas e escritórios personalizados de acordo com o clima e seus ocupantes, entre outros. 

E, certamente, ainda há muito a explorar do imenso potencial do e-commercee do m-commerce.

Apple apresenta iPad 3 no próximo dia 7 de março



 A Apple confirmou, hoje, que realizará um evento em San Francisco, na Califórnia, na próxima quarta-feira, dia 10. Com o título "algo que você precisa ver e tocar", o evento começará às 15 horas no horário de Brasília.


Ao que tudo indica, o CEO da Apple, Tim Cook, apresentará à plateia a terceira geração do iPad. De acordo com sites chineses, os primeiros lotes do iPad 3 já deixaram as fábricas de Shenzhen rumo a aeroportos em Los Angeles, San Francisco, Chicago e Nova York.


As principais informações publicadas por sites como Cnet, Washington Post e New York Times ao longo dos últimos meses dão conta de que o iPad 3 terá um processador mais veloz que o A4, que exibe dois núcleos de processamento de 1 GHz, também usado no iPhone 4S. A principal especulação é que o iPad 3 tenha o processador A5, fabricado pela Samsung, com 2 Ghz em cada um dos dois núcleos de processamento.


Também é provável que o novo iPad estreie a tela retina, já usada no iPhone desde o modelo iPhone 4. Se confirmada a informação, a tela do iPad 3 terá quatro vezes mais resolução que a do iPad 2. As câmeras usadas no iPad 2 também devem receber um upgrade.


Atualmente, o iPad usa câmeras com qualidade inferior a 1 MP. Não há informações seguras sobre que tipo de sensor pode ser usado no iPad 3, mas se o tablet seguir a atualização de hardware já utilizada no iPhone 4S, o equipamento poderia exibir uma câmera de 8 MP para gravar vídeos e fotos. A Apple também pode optar por liberar o uso da assistente de voz Siri, disponível no iPhone 4S no iPad 3.


Uma grande dúvida em torno da estreia do iPad 3 é se o novo hardware suportará as redes 4G no padrão LTE. Rivais da Apple como os tablets da Samsung e Motorola, bem como os smartphones destas marcas, já oferecem acesso ao LTE nos Estados Unidos.


Também é provável que a nova geração de iPads fique pelo menos 20% mais cara nos Estados Unidos. O modelo de 16 GB Wi-Fi, comercializado por US$ 499 teria seu preço reajustado para US$ 570. A mudança no patamar de preço visaria manter a margem de lucro da Apple, mesmo com um custo maior na produção do hardware, que passará a usar componentes mais caros e sofisticados

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PS Vita: tudo o que você precisa saber sobre o novo console

Portátil da Sony chegou, finalmente, ao mercado ocidental. Saiba os principais detalhes do gadget


PS Vita

O PS Vita, finalmente, chegou entre nós! Bem, "chegou" nos Estados Unidos, mas já é um começo, certo? Afinal de contas, há quem lance mão da importação de produtos para pegar seus gadgets favoritos de forma antecipada, e claro que, com o Vita, não seria diferente. Além disso, acreditamos que, logo menos, o novo portátil da Sony esteja à venda nas lojas brasileiras. Pensando nisso,  um guia básico com tudo o que você precisa saber do novo aparelho:

O que é?
PS Vita - ou "PlayStation Vita" - é o nome oficial do projeto que a Sonyapelidou anteriormente de "NGP". Oficialmente revelado em fevereiro de 2011, ele foi lançado em dezembro do mesmo ano para o mercado japonês. É o sucessor do PSP e vem sendo promovido pela Sony como um "quase PS3 de bolso".

Mas cabe mesmo no bolso?

Tecnicamente, sim, mas de forma desconfortável. Apesar de ser categorizado como console portátil, o Vita é um "meninão": pesa pouco mais de meio quilo, mas tem 7.2 polegadas de tamanho, sendo 5 só para a tela touchscreen. A grosso modo, é maior que um smartphone, mas menor que um tablet.

Sem falar que os botões analógicos dele podem atrapalhar a maior parte dos encaixes. Quer se garantir? Um bolso maiorzinho na mochila dá conta.

OK, e o que ele tem de tão bom?

Tudo depende de sua preferência como jogador, mas na questão de hardware, o Vita vem com dois painéis touchscreen - um sendo a tela frontal e o outro, uma fibra traseira similar aos touchpads do seu notebook. Além disso, ele conta com os botões analógicos padronizados da marca PlayStation(direcionais estilo "rosa-dos-ventos" mais botões de comando "Triângulo", "Círculo", "X", "Quadrado").

O Vita também pegou emprestado o layout das alavancas analógicas de seu antecessor. Finalmente, tal qual o controle DUALSHOCK 3 do PlayStation 3, o Vita possui giroscópio e acelerômetro para controles via sensor de movimento.

Dentro do design elegante, o Vita possui um processador ARM de 4 núcleos e memória de 512MB, além de conectividade nativa com redes sem fio (padrão IEEE 802.11 b/g/n) e bluetooth 2.0 integrado. Há também o modelo com tudo isso, mais suporte à conexão 3G, mas a Sony Brasil ainda não soube informar quando este modelo será disponibilizado no Brasil.

E a mídia? Ainda usaremos UMD em pleno ano de 2012?
O Vita usa um novo tipo de mídia para armazenamento, chamado "PlayStation Vita Memory Card", que vem disponível em modelos de 8 a 32GB. Os jogos virão gravados nesses cartões. Para quem já tinha jogos de PSP, uma boa e uma má notícia: haverá a tão desejada retrocompatibilidade com o portátil de geração anterior, mas apenas para títulos que foram comprados via distribuição digital - ou seja, baixados via PlayStation Network. O suporte aos títulos em UMD, segundo a Sony, não possuem demanda suficiente, então o Vita não dispõe dele.

Aos mais malandrinhos, já vale o recado: o PS Vita Memory Card é similar a um cartão SD, mas o portátil só vai ler os cartões de propriedade da Sony, então não adianta tentar trocar um pelo outro.

Quais são os jogos?

A biblioteca inicial de jogos do PlayStation Vita é, possivelmente, a maior de suas qualidades. A seleção é bem variada e conta com diversos games "Triple A" da Sony, como Uncharted: Golden Abyss, além de produções third party, como Marvel versus Capcom 3Lumines: Electronic Symphony, FIFA Soccer eMortal Kombat. Para lançamentos futuros, o cross over Street Fighter versus Tekken já foi confirmado para uma versão portátil com benefícios exclusivos e personagens ausentes nas versões para console de mesa. A lista completa de jogos disponíveis pode ser vista aqui.

O preço!


Chegamos à parte mais desagradável para os gamers brasileiros. O preço sugerido do portátil da Sony por aqui é de R$ 1.599,00 - pouco mais que dois Xbox 360 somados.

Os jogos também não ficam muito atrás: um lançamento de base do Vita não sai por menos que R$ 149,90, apenas R$50,00 a menos que os jogos do irmão mais velho PlayStation 3.

Vale a ressalva: jogos do Vita, além do Vita em si, nos EUA, são vendidos por US$ 50 - US$ 60 e US$ 300, respectivamente.

Google Seaview: conheça a versão subaquática do Google Street View


Projeto de imagens marinhas começa pelas praias da Austrália. Objetivo é aprender sobre a vida marítima e os efeitos causados ao meio-ambiente


Que tal viajar para belas praias australianas sem sair de casa? E mais: aproveitar para dar um mergulho em mares cristalinos e acompanhar de perto a vida aquática daquela região? Pois isso será possível muito em breve através de uma parceria entre o Google, a Universidade de Queensland e a empresa de seguros multinacional Catlin Group. As três organizações vão trazer até você uma versão subaquática do Google Street View, que vai oferecer uma turnê fotográfica pela Grande Barreira de Corais da Austrália.
 
O projeto, intitulado Catlin Seaview Survey, tem o objetivo de aprender o máximo possível sobre o estado dos recifes a partir de uma pesquisa panorâmica embaixo d'água, através de foto e vídeo. E claro, ao mesmo tempo, fazer com que nós, usuários, possamos desfrutar da beleza sem limites do mundo submarino, tudo online.
 
"Pela primeira vez na história, temos a tecnologia disponível para transmitir os resultados de uma expedição através do Google. Milhões de pessoas serão capazes de experimentar a vida, a ciência e a magia que existe sob a superfície de nossos oceanos", declarou o cientista chefe da pesquisa, Ove Hoegh-Guldberg, ao New Scientist.
 
Para captar todas as imagens na área rasa do recife, está sendo usada uma câmera de 360 graus em um mergulhador motorizado, e o levantamento de dados visa alcançar profundidades entre 30 e 100 metros utilizando submarinos robóticos. Além disso, a pesquisa da fauna marinha estudará o comportamento migratório de tubarões-tigre, tartarugas verdes e raias conforme a temperatura da água do mar aumenta, devido ao aquecimento global. Os dados dessa pesquisa serão úteis quando o recife estiver danificado - por navios, ciclones, efeitos climáticos e eventos de poluição.
 
Todos os problemas relacionados à claridade da água, condições de baixa luminosidade e distorção de luz subaquática foram solucionados para que oGoogle Street View esteja adaptado ao mar. Vale lembrar que o desenvolvimento da câmera foi realizado de forma independente do Google, com especialistas em fotografia submarina envolvidos no projeto.
 
Futuramente, os cientistas pensam em criar uma versão panorâmica em vídeo de 360 graus, além da captura de imagens em cada local do recife para postagem no YouTube, onde um canal especial para o protótipo, criado pelo Google, está em fase de testes.
 
O Seaview terá início oficial em setembro deste ano, quando estarão ativos os três estudos em 20 pontos ao redor do recife de 2,3 mil quilômetros de comprimento. As filmagens serão postadas no site seaview.org. A página, aliás, já disponibiliza imagens, informações, notícias e até uma versão demo para que você saiba como o serviço vai funcionar quando estiver pronto.
 
Quem sabe daqui algum tempo não teremos uma versão mais completa doGoogle Street View subaquático de várias partes do mundo? Aqui no Brasil, qual lugar você acha que deveria ser o primeiro a experimentar o serviço? Comente!

Seaview - Google Street View

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Google vai estrear como fabricante de aparelhos, diz jornal


RIO - A Google planeja estrear como fabricante de eletrônicos no final do ano, quando deve lançar um sistema de entretenimento doméstico que permitirá aos usuários de Android ouvir música por meio de outros aparelhos espalhados pela casa. Os planos foram revelados pelo jornal “Wall Street Journal”.
Será a primeira vez em que a Google terá desenvolvido e comercializado um aparelho com sua própria marca. Todos os produtos vendidos até hoje com a marca Google foram fabricados por outras empresas com base no software desenvolvido pela companhia de Mountain View, o sistema operacional Android - como os televisores Sony equipados com a Google TV ou os smartphones Galaxy Nexus, da Samsung.
O produto deve acirrar a disputa com a Apple, que já vende aparelhos que funcionam como sistema de entretenimento doméstico, como a Apple TV, e revolucionou o consumo de música com o iPod e a iTunes Store.
Segundo as fontes ouvidas pelo “Journal”, o sistema da Google vai reproduzir as músicas armazenadas no recém-lançado serviço de música na nuvem da empresa, o Google Music, e tocá-las em alto-falantes sem fio desenvolvidos pela empresa ou em qualquer outro aparelho com acesso à internet. Tudo será controlado por meio de celulares e tablets Android, informou o “Journal”. A ideia é que, no futuro, o sistema também seja capaz de reproduzir vídeos.
Procurada pelo jornal, a Google não quis comentar a notícia.
A companhia indicou que lançaria algo parecido quando, em maio do ano passado, na conferência I/O para desenvolvedores, anunciou o Projeto Tungsten, um hub doméstico de música. Recentemente a empresa solicitou ao órgão regulador das telecomunicações nos EUA a permissão para testar um “aparelho de entretenimento”.

iPad 3 será lançado na primeira semana de março, diz site


Com maior resolução de tela e processor mais veloz, tablet será mostrado em São Francisco


RIO - Um ano após o lançamento do iPad 2, a terceira geração do tablet da Apple vai ganhar as lojas. Fontes do All Things Digital afirmam que o iPad 3, será anunciado já na primeira semana de março. O tablet deve aparecer pela primeira vez em um evento em São Francisco, no Yerba Buena Center for the Arts, onde a Apple costuma fazer grandes anúncios.
Ainda não se sabe quando o iPad 3 estará à vendas nas lojas, mas o palpite do site é de que o novo tablet esteja disponível cerca de uma semana após o evento - o mesmo prazo dado para o início das vendas do iPad 2.
Quanto ao aparelho, fontes afirmam que o novo dispositivo é bem similar ao iPad 2. Entretanto, deve trazer um processador mais veloz - o chip A6, sucessor do atual A5 - e apresentar gráficos melhores. A resolução da tela passaria de 1024 por 768 pixels para 2048 por 1536 pixels.
Um porta-voz da Apple se recusou a comentar sobre a data do evento e disse que a companhia não comenta rumores.


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Samsung afirma que Galaxy S III será lançado ainda no primeiro semestre


Sucessor do smartphone Galaxy S II será apresentado em evento da coreana mais perto do seu lançamento


Samsung Galaxy S III
O Galaxy S III, da Samsung, deve chegar até o meio do ano, mas não será mostrado por enquanto para o público. De acordo com o The Verge, a fabricante coreana confirmou que o seu novo smartphone não estará no Mobile World Congress (MWC), que será realizado a partir de 27 de fevereiro em Barcelona.


A apresentação do sucessor do Galaxy S II era esperada para o evento, um dos principais congressos do mercado móvel mundial, mas a Samsung preferiu deixá-lo de fora da feira e mostrará o dispositivo em uma data mais próxima ao lançamento, em um evento próprio feito pela coreana.


Durante a feira em Barcelona, a Samsung deve focar em sua linha de tablets Galaxy Tab, que deve ganhar novos modelos com telas de até 11,6 polegadas em alta definição e processadores dual-core de 2 GHz.


Já o Galaxy S III ainda não tem nenhum detalhe técnico confirmado. Rumores apontam que o aparelho deve ser lançado com 2 GB de RAM, câmera de 12 megapixels, tela de Super AMOLED de alta definição e 3D, processador quad-score de 1,5 Ghz, suporte à rede 4G LTE, tecnologia NFC e USB 3.0.