segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jovens não querem saber do iPhone 5, diz pesquisa

Pesquisa sugere que público não tem gostado da versão mais recente do smartphone
iPhone original

iPhone 5 vem sofrendo com o desinteresse do público, principalmente entre os mais jovens. É o que indica pesquisa da Networked Insights, repercutida pela Fast Company nesta segunda-feira, 3.

Desde setembro do ano passado, quando o telefone foi revelado, o interesse do público jovem pelo aparelho despencou 83%. Entre os jovens adultos a queda foi maior: 85%. Entre os nascidos na década de 40 e 50, a baixa foi um pouco menor: 50%. As idades não foram especificadas.

A pesquisa analisou expressões como “eu quero” ou “vou comprar” postadas no Twitter e no Facebook para mensurar os interesses dos clientes. O maior pico nas intenções de compra do iPhone 5 aconteceu em dezembro, graças ao natal, quando a procura pelo produto cresceu 50%.



Reprodução
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Queda de lucro na Apple

No último mês a Apple liberou seus resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. O lucro da companhia sofreu forte queda e passou de US$ 11,6 bilhões, no mesmo período de 2012, para US$ 9,5 bilhões em 2013. Isto representa baixa de US$ 2,1 bilhões na comparação anual e declínio de US$ 3,6 bilhões na comparação com o último trimestre do ano passado.

A receita da maçã, no entanto, subiu e ficou acima das expectativas do mercado financeiro. A companhia reportou faturamento de US$ 43,6 bilhões, contra 39,2 bilhões do ano anterior. As previsões giravam em torno de US$ 42,3 bilhões em receita.

A grande surpresa do relatório diz respeito ao bom desempenho do iPad. Analistas previam má fase para o tablet, que contrariou rumores e experimentou aumento expressivo de 65% nas vendas. Foram comercializadas 19,5 milhões unidades nos primeiros três meses de 2013, contra 11,8 milhões em 2012.

Já os iPhones apresentaram resultado mais tímido, apesar de também superar expectativas do mercado. A Apple vendeu 2,3 milhões de unidades a mais na comparação anual, passando de 35,1 milhões de unidades comercializadas no ano passado para 37,4 milhões.

Por fim, os Macs mostraram que a era pós-PC não afetou a maçã com a mesma intensidade com que abateu as concorrentes. A empresa vendeu 3,95 milhões de unidades neste trimestre ante 4,1 milhões no ano anterior. Enquanto HP, Acer,  Asus e Dell tiveram baixas respectivas de 23,7%, 31,3% e 19,3 e 10,9%, a Apple registrou perda de 9,6% nas vendas.

Os iPods não conseguiram se manter tão atraentes para os consumidores e também apresentaram queda. Os 7,7 milhões vendidos em 2012 deram lugar a 5,6 milhões neste trimestre - um tombo aproximado de 30%.

Analista de dados é o profissional do futuro, prevê executivo da IBM

Com a ascensão do Big Data, mercado busca profissionais preparados para usar informações a favor da competitividade


getty images
viciado computador
Stephanie Kohn, de Orlando, EUA

A análise de grandes quantidades de dados desestruturados é uma das quatro grandes tendências da tecnologia, conforme divulgado anteriormente pelo Olhar Digital. De acordo com a IBM, o Big Data será tão importante para o mundo quanto o petróleo. Com isso, a necessidade de 'cientistas de dados' deve aumentar muito nos próximos anos.
 
"O mercado vai precisar de pessoas que saibam aproveitar ferramentas de análise de Big Data. A tecnologia de análise apresenta dados consolidados e cheios de informações valiosas, mas a decisão vem da mente humana", comenta José Ramón Peña, executivo de  Rational Softwares para América Latina.
 
Estudo do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia (DICT) da Universidade Portucalense (Portugal) aponta que somente nos Estados Unidos, em 2018, faltará cerca de 190 mil pessoas com profundas capacidades analíticas para explorar o potencial dos dados coletados.
 
Para iniciar os estudos em Big Data, segundo especialistas da Michael Page, as melhores opções são os cursos de ensino superior em ciência e engenharia da computação ou matemática, e cursos de capacitação de empresas como IBM e Microsoft.
 
Na IBM existe um site educacional que oferece cursos gratuitos com certificado de conclusão. Um dos cursos disponíveis na Big Data University é patrocinado pelo Amazon Web Services, que fornece um crédito de US$ 25 dólares para profissionais que aprenderem mais sobre Big Data armazenados na nuvem da companhia. Para saber mais, clique aqui.

*A jornalista viajou a Orlando a convite da IBM 

Vírus que rouba contas se espalha no Facebook

A empresa de segurança virtual McAfee publicou nesta segunda-feira relatório alertando sobre o vírus Koobface, que rouba contas do Facebook e está se espalhando cada vez mais.

virus facebook

O vírus envia mensagens aos amigos da vítima pedindo para eles clicarem em link para ver um vídeo. Se a pessoa cair na cilada, ela executa um programa em seu computador, que diz ser necessário atualizar o reprodutor de vídeo. Se a pessoa aceitar, sua conta está perdida.

malware já se espalha desde 2008, quando diversos usuários perderam suas contas. Ele rouba informações de login do Facebook. Em 2012, oFacebook chegou até a investir US$ 250 mil para que a Universidade do Alabama, em Birmigham, fizesse mais pesquisas com o objetivo de acabar com a praga.

“A ressurreição do Koobface nos lembra que redes sociais continuam sendo uma grande oportunidade para roubar informações pessoais”, diz Vincent Weafer, vice-presidente sênior do McAfee Labs.