quinta-feira, 19 de abril de 2012

Gmail, da Google, ganha ferramenta de Analytics







Gmail Meter foi desenvolvido por Romain Vialard, "colaborador top" do Apps Script
RIO - A Google lançou nesta quinta-feira uma nova ferramenta, o Gmail Meter. O recurso é uma versão do Analytcs para o serviço de e-mail da gigante de buscas e permite ao usuário saber, entre outros detalhes, quantos e-mails ele costuma receber, quantos são respondidos e como são as respostas enviadas para seus contatos de e-mail na internet.
Em um vídeo simples e didático publicado no blog do Gmail por Saurabh Gupta, desenvolvedor da Google, a companhia ensina como ativar e utilizar a ferramenta, disponível via Google Apps Script. "Um dia eu estava olhando quantas mensagens enviadas eu tenho no meu e-mail, e percebi que há um monte de coisas que eu gostaria saber sobre mim", disse Gupta.
Foi pensando nisso que Romain Vialard, um jovem francês "colaborador top" do Google Apps Script desenvolveu em Paris uma ferramenta chamada Gmail Meter, que pode ser executada no primeiro dia de cada mês, ou no intervalo desejado pelo usuário, e envia um e-mail contendo várias estatísticas sobre a sua caixa de entrada e suas hábitos no Gmail.
Entre as informações oferecidas estão o volume de mensagens (recebidas, enviadas, com estrelas e outras), tráfego diário com picos de envio e recebimento de mensagens, padrão de tráfego (durante a semana, o mês ou o ano), categorias de e-mails (por pastas, arquivados, lixeira), tempo que o usuário leva para responder e para ser respondido, contador de palavras para gerenciar e-mails longos e curtos e outros dados como os contatos que um usuário se comunica com mais frequência, por exemplo.
"Aprender sobre os meus hábitos de e-mail me ajudou a me tornar mais eficiente", disse Gupta. Para saber como instalar o recurso em sua caixa de e-mail e obter maior eficiência, veja o vídeo acima com o passo a passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário