Primeiro 'sul-coreano' da marca no país chega nas versões sedã e hatch.
A General Motors lançou nesta terça-feira (29), em Búzios (RJ), o compacto Chevrolet Sonic, primeiro modelo feito na Coreia do Sul pela montadora exportado para o Brasil. O modelo vem nas versões hatch e sedã e custa a partir de R$ 46.200 e R$ 49.100, respectivamente. Os preços estão com o novo IPI.
Veja lista completa de preços do Sonic:
Sonic LT hatch: R$ 46.200
Sonic LT sedã: R$ 49.100
Sonic LTZ hatch manual: R$ 48.700
Sonic LTZ sedã manual: R$ 53.600
Sonic LTZ hatch automático: R$ 51.500
Sonic LTZ sedã automático. R$ 56.100
A GM espera vender cerca de 1.000 unidades por mês, de acordo com o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz. Segundo ele, como o apelo do design do carro é forte, o novo modelo deve atrair mais o público jovem, mesmo que se trate de um casal com criança pequena. Por esse motivo, a montadora desenvolveu as duas versões.
No entanto, Munhoz ressalta que a versão hatch deverá ser a mais vendida. Assim, o modelo completa a proposta da GM de dividir o segmeto de hatches, formando uma "tríade", com o Agile, mais simples, e o Cruze Sport6, mais refinado.
Os concorrentes diretos do Sonic hatch são o Ford New Fiesta e o Honda Fit. No caso dos modelos sedã, City e New Fiesta sedã disputam com o lançamento da Chevrolet.
Por que sul-coreano?
O Sonic surgiu de um projeto sul-coreano para ser global. Ele já é vendido em cerca de 100 países e, no ano passado, atingiu a marca de 371 mil unidades comercializadas em todo o mundo. Para este ano, com a ajuda do Brasil, a Chevrolet pretende vender 500 mil unidades. Nos quatro primeiros meses do ano foram vendidos 142.825 carros pelo mundo, 30 mil somente nos Estados Unidos. "O Sonic se consolida para nós como um campeão de vendas, isso faz a gente acreditar que aqui, no Brasil, será também", destaca Munhoz.
E esses números justificam trazer o modelo da Coreia do Sul. Munhoz explica que a linha do Sonic nos Estados Unidos trabalha com capacidade total. Além disso, a produção no México, que só vai começar no próximo semestre, também já está comprometida com o mercado norte-americano.
"Por custo logístico, trazer do México ou da Coreia do Sul dá no mesmo, porque toda nossa cota de exportação do acordo com o México (que permite a isenção da alíquota de exportação de 35%) vai para a Captiva", afirma o executivo.
Painel azul e motor 1.6
O painel azul não esconde o sangue sul-coreano do Sonic. No entanto, sob o capô "bate" o motor 1.6 Ecotec Dual CVVT de 116 cv/120 cv . A tecnologia do motor é alemã, como os dois comandos de válvulas continuamente variáveis (CVVT) e coletor de admissão variável (VIM), e a tecnologia flex é brasileira.
A transmissão pode ser automática, de seis velocidades, ou mecânica. Entre os itens de segurança estão freios ABS, sistem de estabilidade (EBD) e airbag frontal duplo.
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