terça-feira, 1 de maio de 2012

RIM distribui protótipos do novo BlackBerry 1


O CEO da Rim, Thorsten Heins, apresenta o protótipo do BlackBerry 10
Foto: Reuters

ORLANDO - Em um esforço para combater seu declínio no mercado de smartphones, a Research in Motion (RIM) entregou nesta terça-feira o protótipo da nova plataforma BlackBerry 10 a desenvolvedores, para despertar o interesse na criação de aplicativos. O sistema, previsto para ser lançado este ano, é a aposta da empresa para disputar com Apple e a Google a preferência dos consumidores.
No encontro anual BlackBerry World, a empresa entregou milhares de protótipos a desenvolvedores, na expectativa de que sejam criados aplicativos que rodem no sistema BlackBerry 10.
A companhia sabe que consumidores não vão comprar os novos telefones ou tablets, se os desenvolvedores não se animarem com o produto nem criarem aplicativos. Afinal, são os aplicativos que definem, em última instância, o que é possível fazer com o telefone, além de simplesmente efetuar uma ligação ou enviar um e-mail.
A falta desses aplicativos é apontada como uma das principais razões para que o BlackBerry tenha perdido participação de mercado para a Apple e para o Android, da Google, nos últimos anos. O BlackBerry 10 é baseado em um sistema operacional chamado QNX, que é compatível com muitos softwares de código aberto.
Facilidade e rapidez para atrair consumidores
Em seu primeiro grande discurso desde que assumiu o cargo, em janeiro, o novo diretor-executivo da RIM, Thorsten Heins, afirmou que a nova plataforma permite a navegação com menos comandos, apostando mais em sugestões de palavras.
— Queremos usar um paradigma que seja fácil e rápido. Tudo se trata de deixar as coisas fluírem — disse Heins, ao mostrar como as informações de documentos, e-mails, calendários e listas de endereços podiam aparecer nas telas.
Os protótipos entregues pela RIM não tinham teclado físico, ao contrário da maioria dos modelos Blackberry. Conhecidos por Alpha Dev, parecem mais com uma versão menor do tablet Playbook, da RIM, com tela sensível ao toque. Embora a empresa diga que o telefone que será lançado terá pouca semelhança com os protótipos, o vice-presidente para Plataformas e Ferramentas, Christopher Smith, disse que os aplicativos desenvolvidos para a tela do Alpha Dev terão uma transição suave para o BlackBerry 10.
A companhia informou que já estava em negociações com parceiros para assegurar que os aplicativos estejam disponíveis quando o BlackBerry 10 for lançado.
Participação de mercado caiu de 13,6% para 6,7%
A RIM passa por uma importante revisão estratégica. Em março, a companhia anunciou seus planos de retomar o foco para seus clientes corporativos. Os números do mercado não são animadores para a empresa. Segundo levantamento do IDC, anunciado ontem, a participação da RIM no mercado global de smartphones caiu de 13,6% no primeiro trimestre do ano passado para 6,7% neste início de ano.




Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/tecnologia/rim-distribui-prototipos-do-novo-blackberry-10-4785202#ixzz1tfqWBDdf 
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário