quarta-feira, 11 de maio de 2011

Google entra no setor de automação residencial


Ainda em modo experimental, o Google mostrou nesta terça-feira, durante a conferência Google I/O nos EUA, os primeiros detalhes do conceito Android@Home (uma brincadeira com a língua inglesa, na qual o termo significa “Android em casa”). Trata-se de uma nova ferramenta capaz de promover a integração entre os dispositivos móveis e os outros equipamentos da casa.
Através dessa tecnologia, os smartphones e tablets com sistema Android, por exemplo, poderão controlar o sistema de iluminação da residência. De acordo com o Google, Android@Home vai permitir a criação de aplicativos para ligar e desligar luzes, programar o funcionamento de máquinas de lavar e conectar o despertador do telefone celular a TVs, aparelhos de som e até, por exemplo, o aquecedor de água. As primeiras lâmpadas compatíveis com o sistema devem chegar ao mercado no fim de 2011.
Durante a demonstração do novo aplicativo, um engenheiro do Google selecionou uma música armazenada em seu smartphone. Em seguida, direcionou, com sucesso, o áudio para duas caixas acústicas instaladas no palco do evento.
A conexão dos dispositivos móveis com os aparelhos da casa deve acontecer tanto por meio da rede wireless como por comunicação ponto a ponto. Neste caso, possivelmente entrarão em ação os novos sensores NFC que alguns smartphones com Android (leia-se: Nexus S) já apresentam.
Fonte: Tecnoblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário