quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Novo portal simula salário inicial médio




O governo de São Paulo acaba de criar um portal batizado de Salariômetro, que informa a remuneração média das categorias de profissões no momento da admissão. O sistema indica os valores dossalários de acordo com o estado, idade, cor, sexo e escolaridade.

Para o governador José Serra (PSDB), o site serve como orientação a trabalhadores, sindicatos e empresas, principalmente as pequenas e médias que não têm recursos para fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho.

Desenvolvido em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP,  o portal utiliza dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

O site calcula as remunerações médias das ocupações nos 26 Estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo, as informações podem ser detalhadas para os 645 municípios. 

Além do novo portal , o governo paulista oferece também o site Emprega São Paulo, onde os trabalhadores em busca de emprego podem pesquisar as vagas oferecidas pelas empresas.  Segundo o governador, o sistema já gerou 170 mil empregos notificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário