quinta-feira, 19 de abril de 2012

Super-homem: smartphones poderão ver através de objetos, diz estudo


Utilizando espectro eletromagnético e novo microchip, smartphones poderão "penetrar" em qualquer objeto, assim como raio-x




Daqui à pouco, visão de raio-x não será mais exclusividade de Clark Kent, o Super-homem. Parece ficção, mas pesquisadores da Universidade de Dallas, nos Estados Unidos, realizaram um estudo que mostra que smartphones poderão ver através da parede!


Visão de raio-x


O estudo leva em conta dois pontos-chave. O primeiro é o uso de uma faixa não utilizada no espectro eletromagnético, ou seja, o comprimento da onde de energia, como faixas AM e FM no rádio ou as do aparelho de micro-ondas. Essa faixa, que é inacessível para o consumidor e é chamada de terahertz, fica entre as micro-ondas e os raios infravermelhos, o que permite que o aparelho "penetre" nos objetos, algo parecido com o raio-x, segundo o site da própria universidade.


Aqui, entra o segundo ponto-chave, que é um novo microchip. Ele usa a tecnologia CMOS (ou semicondutor de óxido metálico complementar, em PT-BR), um sensor que irá capturar o sinal de terahertz e criar as imagens através da parede.


Essa tecnologia também poderá reduzir o preço de lentes e o tamanho das câmeras de celulares: "O CMOS é acessível e pode ser usado para produzir muitos chips. A combinação do CMOS com os terahertz significa que você pode colocá-los em um celular e transformá-lo em um dispostivo que pode ver através de objetos e que cabe em seu bolso", diz Kenneth O, professor de engenharia elétrica e líder do estudo.


Em resultados práticos, a tecnologia pode ser usada para substituir os exames de raio-x na medicina ou até verificar notas falsificadas em lojas e bancos ou de documentos em cartórios. Mas, será que dá para ver através das roupas? E a privacidade? Bom, pode ficar tranquilo, já que a tecnologia só terá alcance de no máximo 10 centímetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário