terça-feira, 29 de maio de 2012

Kinect nas galáxias


Kinect


Depois de ser adaptado por hackers para todo tipo de funcionalidades, o Kinect, controle da Microsoft que identifica gestos, está prestes a atravessar a última fronteira e entrar em órbita. Isso porque um grupo de pesquisadores da universidade de Surrey, na Inglaterra, está adaptando algumas funcionalidades do controle para o uso em satélites espaciais, em um projeto chamado STRaND-2. Os satélites terão pouco mais de meio metro e usarão componentes do controle para ganhar mais percepção espacial e para identificar condições adversas nos locais em que passarão. Além disso, os dois satélites – que se separarão no momento em que forem lançados no espaço – poderão voltar a se encontrar e criar alinhamentos em posições específicas, tudo isso usando a tecnologia desenvolvida e barateada pela Microsoft.


"Ficamos bem impressionados pelo que o MIT conseguiu fazer ao controlar um protótipo de helicóptero com o Kinect e nos perguntamos se não poderíamos usar essa tecnologia no espaço", explica Shaun Kenyon, que lidera o grupo, em entrevista à Wired inglesa.


Predecessor do atual modelo, o STRaND-1 deve chegar ao espaço ainda em 2012. O projeto pioneiro é controlado por um smartphone Android e usa diversos componentes dele – acelerômetro, sensores, GPS, baterias, compassos – para funcionar. Com ele, os pesquisadores testarão diversos aplicativos em ambiente espacial. Um deles, chamado iTesa, gravará a magnitude do campo magnético que cercará o satélite; o Postcards from Space irá captar fotografias geotaggeadas; e o Scream in Space comprovará se o ditado de que 'ninguém pode ouvir seu grito no espaço' é mesmo verdade.


De acordo com o pesquisador, satélites de baixo custo como o STRaND-1 e o STRaND-2 podem mudar bastante o atual cenário da tecnologia espacial, hoje restrito a empresas multibiolionárias. "A partir do momento que conseguirmos lançar nanossatélites de baixo custo no espaço e criarmos relações entre os dois, as possibilidades são infinitas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário