sábado, 16 de junho de 2012

Depois do ‘Like’, Facebook faz testes com novo botão 'Call'



Botão “Call” permite fazer chamadas de vídeo no Facebook
Foto: Reprodução

O Facebook está fazendo testes como um novo botão na esperança de gerar o mesmo impacto criado pelo "like" (famoso curtir) que dá identidade à rede social. Vem aí o "Call" (para chamadas), que ainda está em testes e não foi lançado oficialmente. Ele faz chamadas de vídeo.
O botão permite fazer videochamadas Skype, de forma gratuita. Segundo reproduções de tela que circulam na internet, o "Call' ficará ao lado do "Message", que permite enviar mensagem de texto em perfis de membros.
Ao Mashable, um porta-voz do Facebook confirmou os testes mas disse que ainda não se sabe se o botão será permanente na Timeline, por isso ainda não foi visto por todos os usuários. Entretanto, alguns membros já estão usando uma versão desktop do Facebook com o novo recurso.
Embora a rede social tenha fechado uma parceria com o Skype há quase um ano, o site não deu muito destaque ao serviço na sua interface.
Facebook tem potencial para se tornar a maior telefônica do mundo
Nesta mesma sexta-feira, o executivo de uma empresa concorrente do Skype disse que a rede social poderia trabalhar com uma aplicação VoIP para levantar uma receita anual de US$ 800 milhões, com relação direta de faturamento com os 900 milhões de usuários. Andreas Bernstrom, chefe da Rebtel, disse que o serviço de voz poderia cobrar por chamadas feitas para telefones tradicionais, sugerindo que as online seriam grátis.
A iniciativa poderia, em teoria, criar a segunda maior rede de telecomunicações do mundo em número de clientes depois da China Mobile com mais de 670 milhões de assinantes e a frente da Vodafone.
- Este é um grande passo para o Facebook, que pode ter efeito direto sobre as operadoras - disse Bernstrom.
O presidente da Rebtel, aplicativo VoIP que perde apenas para o Skype, disse que seus cálculos são estimativas de preços de serviços do Skype.
Na Europa, empresas de telefonia tradicionais estão enfrentando a concorrência crescente de serviços baseados em internet como o Skype, da Microsoft, e os rivais Rebtel, Viber e Tango.
Bernstrom garantiu que não está negociando com o Facebook, que já tem integração de chamadas de vídeo gratuitas com o Skype.
- Isso não só pode gerar uma receita muito grande mas também vai permitir ao Facebook construir um banco de dados gigante de números de cartões de crédito, que será extremamente importante para futuras oportunidades de vendas cruzadas - disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário