segunda-feira, 7 de maio de 2012

Apps ajudam a encontrar smartphones perdidos ou roubados

Everton Helfstein, gerente de marketing, brindou seu último aniversário com uma dose dupla de pura sorte! Poucos dias antes de esquecer seu iPhone dentro de um táxi, a caminho da festa, ele havia atualizado o sistema operacional do aparelho. A nova versão trazia um serviço de localização em caso de perda ou roubo do telefone.
Everton diz que, "se não tivesse feito isso, teria perdido o aparelho, os contatos e e-mails importantes. Tem muita coisa ali, pois é praticamente um computador". Assim que deu falta do telefone, Everton acessou o site do serviço de localização..
Ele diz que é uma sensação estranha: "Você começa a ficar com mais medo, porque você vê ele indo embora para mais distante de você". Ele diz que a primeira coisa que pensou foi em bloquear e mandar um recado: "Se o taxista encontrar, o que ele faria com um celular bloqueado? A não se que ele tenha má fé em buscar alguém para desbloquear o aparelho", explica.
Uma hora depois, já comemorando, Everton estava com seu aparelho de volta. A mensagem que ele enviou chegou até o taxista, que levou o iPhone de volta ao seu dono.
Num caso ainda mais recente, Camila Lopes, gerente de mídias sociais, não teve qualquer sorte! Vítima de um sequestro relâmpago, ela ficou quatro horas em poder dos criminosos e perdeu, além da bolsa e todos os documentos, um iPad e um iPhone. "Eu estava com meu carro, eles me deixaram em um local distante e levaram tudo o que eu tinha".
Já na delegacia, ela tentou acessar o mesmo serviço que encontrou o telefone do Everton esquecido no táxi, mas a surpresa foi decepcionante. Ao tentar localizar o aparelho por diversas vezes, ela recebeu a mensagem de "serviço indisponível".
No dia seguinte, o carro da Camila foi encontrado e o iPad continuava lá, escondido embaixo do banco, como ela havia deixado. Infelizmente, quando ela mais precisou, a localização do aparelho não funcionou e ainda conseguiu deixá-la mais irritada.
Ela conta que, quando chegou até o carro, viu que o iPad estava ligado, e pensou que o serviço de localização havia falhado. Mas, quando chegou em casa, recebeu um e-mail dizendo que o aparelho havia sido localizado: "Bom, foi localizado por mim ou pela polícia, mas não pelo aparelho", brinca.
Estes casos servem para deixar uma dica muito importante para quem vive com smartphones e tablets para cima e para baixo todos os dias. Ninguém está 100% livre de perder, esquecer ou, no pior dos casos, ter o dispositivo roubado. Esses serviços de geolocalização já ajudaram a polícia a encontrar criminosos em diversas partes do mundo, mas, como vimos no caso da Camila, eles não estão imunes a falhas.
Funciona assim: a partir de um aplicativo instalado no aparelho, o GPS do telefone ou tablet fica sempre pronto para ser localizado. Através de um site, que pode ser acessado em qualquer outro 
dispositivo, até mesmo em outro smartphone, você faz o "login" e recebe a posição exata do aparelho. Não existe muito segredo, a única diferença da navegação por GPS é o acesso remoto.
Hoje existem aplicativos de localização remota disponíveis para praticamente todas as plataformas, ninguém fica de fora! O único problema é que todos esses serviços só funcionam com o aparelho ligado, caso contrário, nada feito. Mais do que encontrar o telefone ou tablet, os apps ainda enviam mensagens de alerta, disparam alarmes e até oferecem a possibilidade de apagar todo o conteúdo do aparelho. Tem serviço até que habilita a câmera e fotografa quem usar indevidamente o seu gadget.
Se você quiser conhecer os principais serviços de localização para tablets e smartphones, junto ao texto que acompanha esta matéria você encontra os links para conhecer mais e baixar esses aplicativos. E, quer mais uma dica? Nada impede que você tenha mais do que um desses programinhas no seu telefone. Assim, a chance de encontrar o "serviço indisponível", como aconteceu com a Camila é menor. Vai lá, acesse, confira, e a gente espera que você não precise usar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário