sexta-feira, 18 de maio de 2012

Hands On: experimentamos a mais nova TV da Samsung


Televisor pode ser controlado por voz e também por gestos. Vendas no Brasil começaram essa semana


A Samsung acaba de lançar uma Smart TV que dá o primeiro passo em direção ao “fim do controle remoto”. Além de ser um aparelho inteligente com todas as características que uma Smart TV oferece, a maior novidade do novo modelo é a capacidade de interação através de comandos de voz e movimentos. Nós experimentamos a novidade!.
O controle por voz funciona muito bem – mas isso,  desde que você esteja em um ambiente silencioso; se houver muito barulho na sala, nada feito. São mais de 30 idiomas disponíveis. A função de comando por voz é acionada a partir de um comando-chave pré-definido “Olá TV”... isso independente de quem seja o locutor.


A partir do “Olá TV”, as opções de comando disponíveis aparecem no rodapé da tela; o sistema reconheceu perfeitamente o nosso português. Com o comando de voz, é possível ligar e desligar a TV, trocar canais, aumentar e diminuir o volume e muito mais. Os comandos são interpretados por dois microfones embutidos na parte superior do aparelho. O reconhecimento de voz também funciona através de um controle remoto especial que permite controlar o aparelho a distância.


A câmera localizada entre os dois microfones é a responsável por captar os gestos que podem controlar a TV. Esta função deu um pouquinho mais de trabalho. Por diversas vezes, a câmera perdeu o reconhecimento da mão e nos deixou a ver navios; ou melhor, sem ver absolutamente nada! Mas quando funciona, o controle por gestos também é interessante; basta apontar a palma da mão para a TV para que a função seja habilitada. Para selecionar qualquer opção, basta fechar a mão; para voltar ao menu anterior, basta girá-la, espalmada, no sentido anti-horário. No final da brincadeira, você acaba operando a TV e fazendo exercício ao mesmo; deu até para cansar!


Outro recurso de interatividade do modelo ES8000 é o reconhecimento facial. Através desta função é possível registrar usuários do aparelho. Com isso, o aparelho pode ser configurado de acordo com as preferências de cada telespectador; e os pais ainda podem limitar o acesso dos filhos a determinadas funções e canais.Mais do que essas novidades, a nova Smart TV da Samsung é Full HD, 3D; tem sua loja de aplicativos e até serve para tirar fotos. Esta é a nossa primeira impressão sobre o lançamento que acaba de chegar ao Brasil. Se você tiver a oportunidade de experimentar o aparelho, aproveite e conte pra gente o que achou. Será mesmo que essas funções um dia vão definitivamente “aposentar” os controles remotos? É esperar para ver...


Nenhum comentário:

Postar um comentário