segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tecnologia embarcada: novas maneiras de tornar o seu dia a dia mais conectado Carros, compras e outras atividades se tornarão muito mais fáceis de usar graças a novos sistemas totalmente ligados à internet


O nome pode parecer complicado: “Sistemas Embarcados Inteligentes”. A definição também. Trata-se de um conjunto de aplicações de alta performance que vão muito além dos PCs... Mas, na prática, estamos falando de coisas mais que bacanas, que vão transformar o jeito como, por exemplo, fazemos compras. São vitrines e máquinas que vão ganhar conexão com a Web e tornar várias atividades do dia-a-dia mais interessantes. Até 2015, a previsão é que tenhamos nada menos do que 15 bilhões de dispositivos conectados à internet. Para atender a essa demanda, uma infinidade de novos equipamentos já está nascendo com uma espécie de “alma” online.





"Esses sistemas embarcados são cada vez mais conectados à internet ou à nuvem, de modo que eles possam ser gerenciados remotamente", diz Irio Bertolini, gerente de marketing de sistemas embarcados da Intel. "Se existir um problema com o equipamento, por exemplo, não há necessidade de chamar um técnico para fazer a manutenção, mas o próprio usuário pode realizar esses ajustes de maneira remota".


Mais do que a possibilidade de conexão à rede mundial de computadores, esses dispositivos devem trazer em sua essência funções realmente inteligentes, intuitivas e focadas no usuário.


Os primeiros protótipos dotados de sistemas embarcados inteligentes dão uma ideia de como será nossa relação com equipamentos que estarão constantemente online e prontos para nos servir. Uma grande mudança é que, agora, é a tecnologia que vai se adaptar à nossa vontade. E não o contrário.


Um exemplo da aplicação dessa tecnologia é esta solução desenvolvida pela Adidas, nos Estados Unidos, e recentemente apresentada no Brasil – durante o Fórum de Desenvolvedores da Intel. Nesta espécie de vitrine virtual interativa, telas inteligentes são capazes de identificar o consumidor, apresentar os produtos mais indicados para ele e oferecer inúmeras possibilidade de interação até a compra propriamente dita.


O uso de sistemas embarcados em projetos inovadores já é realidade há algum tempo no Brasil. As urnas eletrônicas utilizadas nas eleições são o principal exemplo disso. "Carros conectados, sistemas de computação industrial, sistemas de monitoramentos de imagem, sinalização digital, controle de tráfego, entre outros são apenas alguns exemplos dessas novas máquinas conectadas", afirmou Bertolini.


Essa máquina de refrigerantes com tela sensível ao toque e câmera fotográfica embutida também é um exemplo de nova interação das máquinas com os consumidores. E nesse futuro próximo que tanto falamos, nossa relação com os carros também será outra. Veja, por exemplo, este protótipo com volante sensível ao toque, sensores de radiofrequência e conexão à internet. Um modelo com essas características será capaz de identificar pontos de interesse ao longo do caminho, ler seus e-mails, indicar rotas alternativas para você escapar do trânsito e até dirigir sozinho em caso de congestionamento. Bem bacana!


Aqui no Olhar Digital você encontra outros exemplos de aplicações dos sistemas embarcados inteligentes. Acesse e, como um verdadeiro apaixonado pelo futuro, confira primeiro o que promete revolucionar nosso dia a dia em casa, no trabalho ou onde quer que estejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário