quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Formatando um pc e instalando Windows XP

Veja passo a passo como formatar um computador e instalar o Windows XP atravéz do MS-DOS para deixa-lo novinho em folha.
Primeiro passo ao formatar…Você deve ter em mente que este comando fará com que obtenha perca total dos arquivos aplicativos e tudo que esta dentro d um hd. Somente ficará no HD os arquivos necessários da inicialização do mesmo.Salve seus arquivos em cd’s ou até mesmo disquetes dependendo do arquivo e tal.
Agora o proximo passo é ter certeza d que o CD d Windows XP é com boot…pq se não for não faça a formatação.IMPORTANTE: Nunca perca nem estrage os CD’s quem vem com os driver do seu pc. Pois sem eles principalmente o da placa-mãe você terá muitos e muitos problemas. Então guarde os CD’s em lugar arejado, fresco, evite lugares úmidos e quentes pois isso prejudica os cd’s.
Tendo em mãos todos os drivers, o CD do windows bootable e sua CD-Key estamos prontos para começar.
Primeiro passo.Coloque o CD bootable do windows e reinicie a maquina.Assim quando ela ligar novamente fique apertando DEL varias vezes até aparecer essa tela:













Escolha a opção ADVANCED SETUP(no meu caso nao era advanced setup, se o seu tambem nao for escolha mesmo assim a segunda opção). Aparecerá a seguinte tela:










Em 1ST BOOT DEVICE você colocará a opção CD-ROM(se essa opção nao estiver disponivel continue tentando modificar..tente sair e entrar do advanced setup e veja se mudou…). Feito isso saia do setup do windows mas nao esqueça de salvar as modificações… (lembrando que esse tutorial é para quem tem o CD do windows nao disquetes).Repita aquele processo de apertar, só que ao inves de DEL vc aperta F8.Depois vc escolhe a opção CD-ROM para que o computador inicie com o CD d instalação do Windows XP. Logo apos aparecerá a seguinte tela:














Aperte qualquer tecla, mas não demore muito tempo pq vc perde o que salvou e o windows inicia sozinho.Depois de apertar qualquer tecla aparecera a seguinte tela:

Eu peço que vc não mude nenhuma configuração pois as configurações contidas tem em 99% dos CD’s do Windows XP.Só mexa se vc tem certeza do que esta fazendo ou de que vc tenha um técnico experiente ao seu lado.Próxima tela é:





Apenas espere.




Próxima tela é:


ENTER inicia-se o processo de formatação.R ela faz reparos para eventuais erros do sistema.F3 vc cancela tudo.Suponho que vc queira formatar então vamos à proxima tela:


Aqui vc deve ter cuidado e prestar atenção!Se voce quiser fazer uma partição no seu pc (o que é altamente recomendavel) voce aperta C.Um HD particionado tem menos risco de virus e caso voce nao tenha CD’s para eventuais back-up’s voce nao precisa formatar as duas partições.Se o seu pc ja estiver particionado apenas exclua a partição onde se encontra o sistema operacional, que provavelmente deve ser C:Para excluir apenas aperte D na partição selelcionada. Por que isso? Excluindo a partição voce remove possiveis erros e defeitos que o HD criou com o passar do tempo.Se o seu HD for particionado aperte D para excluir a partição desejada (se o seu HD nao for particionado pule esta parte).Próxima tela é:














Nenhum comentário:

Postar um comentário