segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Chrome se aproxima de 1.000 extensões


chrome-extensions-gallery

O sistema de extensões do navegador Google Chrome estreou no dia 8 de dezembro, e sua galeria já está próxima de somar 1.000 complementos.

Isso significa apenas uma coisa: Mozilla Firefox e Internet Explorer já começaram a perder mercado mais intensamente para o Chrome. O ritmo acelerado de surgimento das extensões mostra que os desenvolvedores mergulharam de cabeça no sistema desenvolvido pelo pessoal de Mountain View. É muito provável que isso esteja gerando uma resposta positiva dos usuários. No dia 8, havia cerca de 300 complementos cadastrados. Dez dias depois, eram 920 – um aumento de pouco mais de 200%.

Para quem acha pouco, aqui vão alguns números. A galeria de add-ons em inglês para o Internet Explorer 8 disponibiliza 772 opções, embora esteja no ar há muito mais tempo. Além disso, entre 8 de dezembro e 18 de dezembro foram criadas 1.255 extensões para o Firefox. “Ah, é o dobro das que surgiram para o Chrome!”, alguém vai protestar. Melhor seria dizer: “Puxa, o Chrome já atingiu o dobro das que surgem para Firefox.”

Muitos dos complementos populares entre os usuários da raposa queimada estão sendo portados para o browser do Google. Xmarks, IE Tab, Evernote e StumbleUpon são apenas alguns dos exemplos. Claro que o nível de complexidade ainda é menor em relação às extensões do panda vermelho, mas basta um pouco mais de tempo até que possam competir de igual para igual. Enquanto isso, os usuários continuam a migrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário