terça-feira, 6 de abril de 2010

REALIDADE AUMENTADA: BRINQUE EM CASA


Sabe aqueles filmes que assistiamos que apareciam imagens projetadas em 3D, objetos saindo pra fora do monitor e que pensávamos: isso nunca vai existir! Bem, na verdade estávamos enganados e o nome dessa tecnologia é realidade aumentada! Parece um bicho de sete cabeças, meio impossível de entender e visulizar o que estamos falando, mas é simples. A realidade aumentada é uma tecnologia que mistura o mundo virtual com o mundo real e possibilita enorme interatividade entre nós e as máquinas.

WebCam PWC3800B Preta Pleomax by Samsung
WebCam  Samsung
Pra que a realidade aumentada funcione você precisa de um objeto que tenha qualquer referência pra ser lida ou identificada, uma câmera ou qualquer dispositivo pra transmitir a imagem e um software instalado que faça a interpretação desse sinal transmitido pela câmera. (alguns exemplos: notebooks, smartphones, computadores com webcam). Aí então, basta você colocar na frente da camera um papel ou qualquer objeto que tenha um código que a câmera lê esse código e projeta a imagem em 3D ou uma animação.

Notebook LCD 12.1" Widescreen, Intel Core 2 Duo T5450 1.66GHz, 2GB, HD 160GB, Bluetoth, Webcam, Windows Vista Home Premium C40C7 - ITAUTEC
Notebook LCD 12.1″ Widescreen, Intel Core 2 Duo T5450 1.66GHz, 2GB, HD 160GB, Bluetoth, Webcam, Windows Vista Home Premium C40C7 - ITAUTEC
Algumas marcas já vem utilizando a realidade aumentada. Você pode,  por exemplo, aproveitar a campanha do Doritos pra brincar em casa. Veja no vídeo como fazer:
Outro exemplo bem legal na prática é da Topps, empresa pioneira em cards de jogadores de baseball desde 1983. Cansada de fazer apenas figurinhas com imagens dos jogadores resolveu inovar e se uniu então com a Total Immersion pra  produzir uma nova linha de cards: a Topps 3D live. Essa linha resume todo encanto da realidade aumentada, pois você coloca o novo card em frente a webcam e o jogador ganha vida na sua frente! Além de você ter o bonequinho em 3D fora da tela e do papel, você também pode intergair com ele,  fazendo movimentos de tacadas e disputando entre outros jogadores. Dá uma olhada nisso:

Nenhum comentário:

Postar um comentário