quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dia Mundial do IPv6: empresas de tecnologia começam a testar novo protocolo


Usuários não devem sentir diferença nas conexões; as 400 maiores companhias de internet começaram ontem a testar novo protocolo

A navegação nos sites do Google, Microsoft, Facebook, Yahoo! e outras 400 companhias que oferecem serviços de internet já começaram a testar o novo protocolo de internet, o IPv6, que irá substituir o esgotado IPv4. A ação começou às 0h no horário de Londres (21h no Brasil) e irá se estender por 24 horas. O dia 8 de junho foi anunciado em janeiro pela Internet Society como oDia Internacional do IPv6.

O Google postou um comunicado em seu blog oficialafirmando que a massiva maioria dos usuários não irá sentir qualquer diferença nos acessos. "A grande maioria (99,95%) das pessoas poderá acessar nossos serviços sem nenhuma interrupção: ou eles se conectarão pelo IPv6, ou seus sistemas reverterão sem problemas para o IPv4. Mas, como em qualquer tecnologia de última geração, pode ser que ocorram alguns entravamentos", publicou.

Apenas 0,05% dos sistemas, estima-se, encontrarão dificuldades para ter acesso aos sites participantes da Internet Society devido, principalmente, a falhas na configuração doméstica da conexão (modems e roteadores).

O que é

O protocolo de rede IPv4 (Internet Protocol) é o serviço que padroniza a comunicação entre dois ou mais computadores, formando a rede. Cada vez que um dispositivo é conectado à internet, é fornecido um IP, que identifica a máquina.

A nova geração do Protocolo de Internet (IPv6) deve solucionar o visível esgotamento da geração anterior, o que vai demandar um investimento por parte das companhias para se adaptar ao novo padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário