sexta-feira, 24 de junho de 2011

Volkswagen desenvolve piloto automático para carros

Sem as mãos! Se depender da Volkswagen, em breve veremos carros sendo conduzidos por sistemas automatizados pelas estradas de alguns países.



Condução semi-automática de veículos pode estar disponível em breve (Fonte da imagem: Motor Authority)
A Volkswagen está trabalhando em um piloto automático temporário para carros, permitindo viagens com a velocidade de até 128 km/h sem que o motorista precise colocar as mãos no volante. A invenção funciona com a combinação de outras tecnologias, como cruise control e lane-keeping assist, sistema que avisa o motorista caso o veículo esteja saindo da pista.
O automóvel é capaz de manter uma distância segura de outros veículos, dirigir à velocidade estipulada pelo condutor, reduzir a velocidade antes das curvas e manter o carro posicionado de acordo com as marcações da estrada.
Porém, vale a pena notar que o sistema não automatiza por completo a condução do carro. O motorista ainda precisa monitorar o seu funcionamento e pode interferir sobre ele a qualquer momento. Talvez esse não seja o cenário futurista com o qual sempre sonhamos, de carros sendo conduzidos automaticamente por aí, mas, certamente, já é um passo em direção a ele.



Nenhum comentário:

Postar um comentário