segunda-feira, 25 de julho de 2011

Empresas de TI lideram fusões e aquisições no Brasil em 2011

Dinheiro


Uma pesquisa sobre fusões e aquisições no mercado brasileiro, realizada pela consultoria KPMG, aponta que o setor de Tecnologia da Informação foi que o realizou o maior número de transações desse tipo no primeiro semestre de 2011. O segmento respondeu por 46 operações no período, o equivalente a 12% de todos os acordos (de compra e fusão) realizados no País.

Ainda de acordo com o estudo, quando analisado o perfil das empresas de TI que passaram por algum tipo de fusão ou aquisição nos seis primeiros meses do ano, a maioria delas (20, ao todo) envolveram empresas de capital nacional. Além disso, 13 foram transações internacionais que impactaram as operações no Brasil, 8 aconteceram por conta de companhias estrangeiras adquirindo corporações nacionais e 5 ocorreram com empresas brasileiras adquirindo estrangeiras – 3 delas com operações no País e 2 no exterior.

No relatório da pesquisa, o sócio da área de Performance e Tecnologia da KPMG no Brasil, Frank Meylan, destaca que, a cada ano, tem crescido o número de transações de fusão e aquisição entre empresas de TI. Ele destaca ainda que, apesar do setor ser um dos mais aquecidos, as operações entre as companhias desse mercado envolvem volumes menores de dinheiro, do que a média de outros segmentos. Isso se justifica, segundo ele, pelo fato de serem companhias que dependem mais de mão de obra do que de ativos.

A KPMG destaca também que, no primeiro semestre, houve um recorde no número de fusões e aquisições ocorridas no mercado brasileiro, com 379 transações. O volume é 8% maior do que o contabilizado nos seis primeiros meses de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário