quinta-feira, 15 de março de 2012

Google prepara nova reforma para as buscas


Google está preparando uma nova reforma em seu serviço de buscas a ser apresentada nos próximos meses. 

Com o novo modelo, a página de resultados irá apresentar, no alto da página, fatos relacionados e respostas diretas para a pesquisa feita, além dos links indicados. 



De acordo com o engenheiro de buscas Amit Singhal, os novos resultados irão “refletir como os humanos entendem o mundo”, disse ele ao The Wall Street Journal. 


Na verdade, o que a nova mudança irá fazer é agregar recursos de web semântica - eles interligam os significados das palavras e conseguem atribuir um sentido às frases, resultando em inteligência artificial para as máquinas. 


Um exemplo de máquina que já faz uso do recurso é o supercomputador Watson, da IBM, capaz de responder perguntas feitas por pessoas em voz alta. 


O novo sistema também poderá agregar em seus resultados de busca social, a partir de recomendações feitas por usuários do Google e de outras redes sociais. 


Segundo uma fonte ouvida pelo site Cnet, apesar de o início da mudança estar programado para os próximos meses, ela levará anos para ser concluída. 


A mudança é uma iniciativa do Google para continuar à frente do mercado de buscas. No futuro, a adoção da busca semântica também deverá ser adotada por concorrentes, como o Bing, da Microsoft, e o Yahoo!.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário