quarta-feira, 18 de abril de 2012

TV transmitida por sinal de internet é aposta da Oi para conquistar clientes


IPTV começa por Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no fim de 2012.
Telespectador vai pode navegar na internet enquanto assiste a um filme.


Entre os novos produtos que a Oi vai lançar, ainda este ano, a IPTV – nova forma de transmissão de sinal televisivo através do protocolo de internet (IP, na sigla em inglês) – é o considerada um diferencial pelo presidente da empresa, Francisco Valim, para as vendas nos próximos anos. Durante a apresentação do plano de negócios da Oi até 2015, no qual a empresa vai fazer investimentos de R$ 24 bilhões, foi feita uma demonstração das possibilidades que a IPTV vai oferecer, como a possibilidade de navegar na internet ao mesmo tempo em que se assiste à programação da TV, ou escolher a câmera que se quer acompanhar durante a transmissão de uma partida de futebol.

Francisco Valim fez a apresentação do plano de negócios da Oi (Foto: Bernardo Tabak/G1)

“As pessoas vão poder acessar as redes sociais, como o Facebook, sem parar de assistir a um filme”, ressalta Pedro Ripper, diretor de Inovação e Novos Negócios da Oi. Segundo ele, a tecnologia IPTV é muito mais rápida do que as televisões a cabo de hoje. “Você leva um décimo de segundo para mudar de canal”, conta ele. “E você vai poder assistir à IPTV onde e quando quiser: na TV, no tablet, no laptop, no PC ou no celular”, acrescenta.
Ripper também falou com entusiasmo sobre a possibilidade de alugar filmes, a hora que se desejar, através da IPTV. “É o conceito de videoclube na televisão”, destacou ele. Outro recurso é o de poder recuperar o programa que se perdeu, bastando para isso voltar a programação até o ponto em que se deseja. “Se eu perdi o Jornal Nacional, basta retornar até o ponto em que se deseja, sem necessariamente ter lembrado de gravar o programa”, explica ele.
“O pacote contendo a IPTV vai ter preço igual ou menor do que os pacotes de TV assinatura, em geral, que são oferecidos hoje”, garantiu Ripper, sem, no entanto, revelar valores. “Vamos começar pelo Rio de Janeiro e por Belo Horizonte, no quarto trimestre de 2012. São dois mercados muito atraentes em termos de retorno”, disse Valim. Segundo o presidente da Oi, São Paulo ainda não vai contar com a IPTV porque a Oi ainda não temos estrutura suficiente na cidade.
Conteudos de vídeo na internet podem ser vistos na IPTV
Hoje, a Oi vende quase 40 mil planos de TV por assinatura, por mês. O marco regulatório estabelecido pela lei federal 12.185, que permitiu que operadoras pudessem entrar ou aumentar as atividades de TV a cabo, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento da Oi no setor, segundo Francisco Valim. “E a IPTV é um produto no mínimo desafiador de não se comprar”, empolga-se o presidente da Oi.
“Tem uma revolução acontecendo no mundo de internet, o ‘over the top’. A gente traz todos os conteúdos disponíveis de vídeo na internet para a TV”, conclui Ripper, sobre a IPTV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário