segunda-feira, 3 de junho de 2013

Jovens não querem saber do iPhone 5, diz pesquisa

Pesquisa sugere que público não tem gostado da versão mais recente do smartphone
iPhone original

iPhone 5 vem sofrendo com o desinteresse do público, principalmente entre os mais jovens. É o que indica pesquisa da Networked Insights, repercutida pela Fast Company nesta segunda-feira, 3.

Desde setembro do ano passado, quando o telefone foi revelado, o interesse do público jovem pelo aparelho despencou 83%. Entre os jovens adultos a queda foi maior: 85%. Entre os nascidos na década de 40 e 50, a baixa foi um pouco menor: 50%. As idades não foram especificadas.

A pesquisa analisou expressões como “eu quero” ou “vou comprar” postadas no Twitter e no Facebook para mensurar os interesses dos clientes. O maior pico nas intenções de compra do iPhone 5 aconteceu em dezembro, graças ao natal, quando a procura pelo produto cresceu 50%.



Reprodução
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Queda de lucro na Apple

No último mês a Apple liberou seus resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. O lucro da companhia sofreu forte queda e passou de US$ 11,6 bilhões, no mesmo período de 2012, para US$ 9,5 bilhões em 2013. Isto representa baixa de US$ 2,1 bilhões na comparação anual e declínio de US$ 3,6 bilhões na comparação com o último trimestre do ano passado.

A receita da maçã, no entanto, subiu e ficou acima das expectativas do mercado financeiro. A companhia reportou faturamento de US$ 43,6 bilhões, contra 39,2 bilhões do ano anterior. As previsões giravam em torno de US$ 42,3 bilhões em receita.

A grande surpresa do relatório diz respeito ao bom desempenho do iPad. Analistas previam má fase para o tablet, que contrariou rumores e experimentou aumento expressivo de 65% nas vendas. Foram comercializadas 19,5 milhões unidades nos primeiros três meses de 2013, contra 11,8 milhões em 2012.

Já os iPhones apresentaram resultado mais tímido, apesar de também superar expectativas do mercado. A Apple vendeu 2,3 milhões de unidades a mais na comparação anual, passando de 35,1 milhões de unidades comercializadas no ano passado para 37,4 milhões.

Por fim, os Macs mostraram que a era pós-PC não afetou a maçã com a mesma intensidade com que abateu as concorrentes. A empresa vendeu 3,95 milhões de unidades neste trimestre ante 4,1 milhões no ano anterior. Enquanto HP, Acer,  Asus e Dell tiveram baixas respectivas de 23,7%, 31,3% e 19,3 e 10,9%, a Apple registrou perda de 9,6% nas vendas.

Os iPods não conseguiram se manter tão atraentes para os consumidores e também apresentaram queda. Os 7,7 milhões vendidos em 2012 deram lugar a 5,6 milhões neste trimestre - um tombo aproximado de 30%.

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