terça-feira, 24 de agosto de 2010

INTERNET PARA CELULAR: 3G, WI-FI, WLAN, WAP… VOCÊ SABE O QUE É ISSO? .

Quando vamos comprar um aparelho celular um dos quesitos básicos é saber as tecnologias que ele oferece. Isso porque hoje, o celular não é usado só para fazer ligações, mas para você se conectar com seus amigos, com seus colegas de trabalho, com o mundo.
Quando ouvimos falar Internet para celular, vários nomes estranhos aparecem: 3G, Wi-Fi, Wlan e WAP, mas você saberia pra quê serve cada um? Bem, tentarei deixar as coisas mais claras neste post.
A tecnologia WAP pode ser chamada de vovó, no que diz respeito à conexão móvel. WAP (sigla para Wireless Application Protocol; em português, Protocolo para Aplicações sem Fio) é um padrão internacional para aplicações que utilizam comunicações de dados digitais sem fio (Internet móvel), como por exemplo o acesso à Internet a partir de um telefone móvel. WAP foi desenvolvido para prover serviços equivalentes a um navegador Web com alguns recursos específicos para serviços móveis. Em seus primeiros anos de existência, sofreu com a pouca atenção dada pela mídia e tem sido muito criticado por suas limitações.
.
Celular LG Cookie: Wi-Fi, Câmera 3.0MP, Touch Screen, Bluetooth, Rádio FM, Cartão de 1Gb
Celular LG Cookie: Wi-Fi, Câmera 3.0MP, Touch Screen, Bluetooth, Rádio FM, Cartão de 1Gb
.
A Wlan (Wireless Local Area Network) é uma rede local que usa ondas de rádio para fazer uma conexão Internet ou entre uma rede. Wi-Fi é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é utilizada por produtos certificados que pertencem à classe de dispositivos de rede local sem fios (WLAN). Por causa do relacionamento íntimo com seu padrão de mesmo nome, o termo Wi-Fi é usado frequentemente como sinônimo para a tecnologia WLAN. Seu nome é uma abreviação do termo inglês Wireless Fidelity, que significa Fidelidade Sem Fio.
Se você esteve recentemente em um aeroporto, café, shopping, biblioteca ou em um hotel, é provável que tenha atravessado uma rede sem fio Wlan, ou Wi-Fi. Se você estiver em um ambiente com cobertura Wi-Fi, basta programar o celular para “achar” a rede sem fio disponível e você eliminará o custo de navegação na web pela operadora. Uma possibilidade muito interessante desse tipo de conexão é poder instalar um aplicativo VoIP no celular e fazer ligações a preços muito inferiores aos oferecidos pelas operadoras.
Outra vantagem de ter um celular Wi-Fi é que esse tipo de conexão vai além da Internet. O Nokia N95, por exemplo, envia dados a impressoras e TVs que também sejam compatíveis com a tecnologia.
.
Celular Smartphone 3G Sony Ericsson Xperia X1: Touch Screen, Câmera 3.2MP, MP3 Player, GPS, Wi-Fi, Cartão 8GB
Celular Smartphone 3G Sony Ericsson Xperia X1: Touch Screen, Câmera 3.2MP, MP3 Player, GPS, Wi-Fi, Cartão 8GB
.
Hoje o que há de mais moderno em Internet via celular é a rede 3G, que trabalha com Internet móvel de alta velocidade, ou seja, graças a esta nova tecnologia você terá a comodidade de degustar, aproveitar e usufruir de uma super banda larga em seu aparelho móvel.
Utilizando uma rede 3G, os downloads de música, áudio, som, imagem e foto se tornaram muito mais atraentes e significativos para o usuário final. Um exemplo disso é a possibilidade de conversar com outra pessoa olhando diretamente para ela, como já cansamos de ver em vários filmes de ficção científica, as vídeo-chamadas, que nada mais são que a transmissão de som e vídeo em tempo real. Além disso, todos os celulares 3G já estão aptos e prontos para se conectarem com qualquer sinal digital proveniente de qualquer rede de televisão que esteja fazendo uso dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário