segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Audi testa carro sem motorista


TTS fez o trajeto da Pikes Peak International Hill Climb.
São quase 20 km de terreno íngreme, completados em 27 minutos.


A Audi anunciou nesta segunda-feira (2) que o modelo TTS, sem motorista, foi posto à prova nos quase 20 km da Pikes Peak International Hill Climb, uma tradicional corrida em trajeto predominantemente íngreme nos Estados Unidos, com 156 curvas - é basicamente uma sequencia de ladeiras. Considerado um sucesso, o teste foi completado em 27 minutos. O recorde da prova é de 10 minutos, em veículo pilotado; em média, competidores levam 17 minutos para cumprir o percurso.
audi ttsAudi TTS, com piloto automático (Foto: Divulgação)
O carro foi construído junto com o laboratório de eletrônica da Volkswagen, proprietária da marca, e a Universidade de Stanford. Segundo a Audi, o TTS alcançou a velocidade máxima de 75,6 km/h durante o trajeto. Para a fabricante, o teste demonstra que a tecnologia do carro autônomo pode enfrentar circunstâncias complexas.
Objetivo não é eliminar motorista
"Queremos levar tecnologias inovadoras aos nosso carros e redefinir o que é considerado possível", diz Burkhard Huhnke, diretor do laboratório onde o TTS foi desenvolvido, ao site da revista "Wired". A empresa adianta que o objetivo não é eliminar a função do motorista. A meta, segundo Huhnke, é utilizar a eletrônica para "aumentar a segurança ao dirigir e salvar vidas".
"Não pretendemos substituir o motorista", reforça o professor de Stanford Chris Gerdes. "Queremos saber como os melhores pilotos controlam o carro para desenvolver nosso programa de assistência ao piloto automático que, futuramente, prestará assistência a motoristas como eu e você."

Nenhum comentário:

Postar um comentário