segunda-feira, 13 de junho de 2011

59% das empresas no Brasil já adotam cloud


Uma pesquisa divulgada pela consultoria Avanade aponta que no Brasil 59% das empresas já adotaram algum tipo de serviço em computação na nuvem.
A média nacional apontada pela consultoria, que é uma joint venture formada por Microsoft e Accenture, é superior à média mundial que contabiliza 43% de adoção.
A pesquisa considerou 573 empresas de 18 países na América do Norte, Sul, Europa e Ásia-Pacífico, no período de março a abril de 2011. O Brasil teve 40 empresas entrevistadas.
De acordo com a pesquisa, no Brasil 81% das empresas afirmaram que irão investir em serviços na nuvem, aumentando o orçamento do setor até 2012. No restante do mundo essa porcentagem representa 55%.
Segundo as empresas nacionais, os serviços em nuvem mais utilizados são aplicativos de e-mail como Outlook Web Access e Lotus iNote webmail (69%), programas de colaboração como SharePoint e LaunchPad (41%) e aplicações de escritório como Google Docs e Office 365 (50%).
Para 72% dos entrevistados, as soluções em nuvem fazem parte das estratégias de TI, com foco em segurança (para 64% das empresas), redes (45%), software (55%), armazenamento (45%), data center (55%) e virtualização (9%).
Porém, há um contraponto que faz com que muitas empresas não adotem integralmente essas soluções, fazendo com que um terço dessas companhias voltem atrás e utilizem novamente serviços tradicionais privados.
Para 88% dos entrevistados, a falta de segurança é um dos principais motivos para que a empresa adote este tipo de solução, sendo que 54% afirmam bloquear acesso dos funcionários a serviços nas nuvens como streaming de vídeos e webmail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário