quinta-feira, 12 de julho de 2012

Samsung Chromebox, finalmente um sistema no Chrome OS


Revelado na última edição da CES, em Las Vegas, o Chromebox é um mini desktop fabricado pela Samsung. Seu grande diferencial é ter o Chrome OS como sistema operacional.
O que é mais interessante desse produto não é seu hardware, mas a evolução do sistema baseado na engine do navegador Chrome. As versões anteriores eram muito limitadas ao browser, que não só era responsável por rodar tudo, mas era também a única interface disponível. A navegação era confusa e não muito prática.


O Chrome ainda é responsável por tudo o que acontece na nova versão, mas há uma mudança significativa na interface. Muito similar ao Windows 7 ou mesmo o Ubuntu, o controle de janelas foi completamente remodelado. Todos os aplicativos, arquivos e recursos ainda rodam em janelas do Chrome, mas a organização de cada item recebeu uma melhora significativa.


Pequeno, o Chromebox mede 19,3 por 19,3 centímetros, com 3,3 centímetros de espessura. Sua principal função parece ser a de central multimídia, ou mesmo um pequeno PC para escritório em casa. Com 2 DisplayPorts e 1 DVI, essa pequena caixinha pode comandar monitores de até 30 polegadas, segundo o Google. No INFOlab testamos o Chromebox em uma TV Full HD de 46 polegadas sem nenhum problema.
A conectividade também é uma aposta séria do aparelho. São seis USB 2.0 no total, além de porta Ethernet e entrada P2 para fones. Tantas portas terão uma função prática: suprir a falta de armazenamento. O pequeno PC possui 16 GB no total.


Equipado com um processador Intel Core i5 2450M (há também um modelo equipado com Celeron B840 de 1 GHz) e 4 GB de RAM, o Chromebox roda a leve interface sem nenhum engasgo.


O Chromebox é vendido nos Estados Unidos por 399 dólares. Ainda não há previsão de lançamento para o mercado brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário