sexta-feira, 3 de agosto de 2012

59 mi de unidades do iPhone 5 serão fabricadas neste ano


Ilustração mostrando como poderá ser o iPhone 5




O iPhone 5 deve ter tela de 4 polegada em formato alongado, como mostra a ilustração do designer holandês Martin uit Utrecht
São Paulo — Depois comer poeira atrás da Samsung no mercado de smartphones no segundo trimestre, a Apple prepara artilharia pesada contra a rival. Uma estimativa do banco J. P. Morgan indica que a empresa da maçã encomendou 59 milhões de unidades do iPhone 5 para entrega neste ano. O novo iPhone deve ser anunciado em 12 de setembro e as entregas devem começar na semana seguinte.
59 milhões é um volume enorme, que mostra que a Apple quer levar o iPhone 5 rapidamente a muitos países. Assim, é quase certo que o novo smartphone chegue ao mercado brasileiro ainda neste ano. Isso não seria surpresa já que o iPhone 4S, anunciado em outubro de 2011, começou a ser vendido no país em dezembro daquele ano.


Mark Moskowitz, analista de mercado do J. P. Morgan, disse ao noticiário americano Cnet que a produção do iPhone 5 deve somar 20 milhões de unidades neste trimestre e mais 39 milhões nos últimos três meses do ano. No quarto trimestre, a Apple deve vender quase 40 milhões de smartphones, sendo que entre 50% e 60% deles serão iPhone 5.


Esse seria um crescimento considerável em comparação com o segundo trimestre, quando a Apple vendeu apenas 26 milhões de smartphones, contra 52 milhões da rival Samsung. Por enquanto, muitos fãs da maçã estão aguardando a chegada do iPhone 5 para trocar de smartphone, o que derruba as vendas do iPhone 4S.


A aposta da Apple, então, é que se ela for capaz de abastecer as lojas em abundância, as vendas do iPhone 5 vão explodir. Naturalmente, a Samsung também deve vender mais no último trimestre do ano, que é sempre o mais forte para o comércio. Mesmo assim, é provável que a distância entre a campeã e a segunda colocada no ranking diminua.


Pelo que sabemos até agora, o iPhone 5 terá tela de 4 polegadas em formato mais alongado (16:9) que a do iPhone 4S. Ele vai usar um novo conector de dados, menor que o atual. A Apple, assim, começa a abandonar o conector de 30 pinos que ela usa há nove anos em seus dispositivos móveis. O cartão da operadora será menor, no novo formato nano-SIM. Já a tomada para fone de ouvido e microfone deve mudar para a parte inferior do smartphone.


O iPhone 5 também deve trazer suporte a redes celulares 4G LTE e conexão sem fio NFC – dois itens já presentes em concorrentes como o Galaxy S III, da Samsung. O que não se sabe, ainda, é como o novo smartphone da Apple vai se chamar. Embora muita gente se refira ao aparelho como iPhone 5, não há nenhum indício concreto de que seja esse o nome real.


O iPad mini vai demorar


Mark Moskowitz também disse à Cnet que não espera que o iPad mini seja anunciado junto com o iPhone 5, como dizem alguns rumores. Para ele, a apresentação desse novo modelo do iPad deve acontecer algumas semanas depois.


Essa estimativa bate com uma informação da empresa NPD DisplaySearch (também divulgada pela Cnet). A NPD diz que a produção da tela de 7,85 polegadas para o iPad mini está começando neste mês, tarde demais para um lançamento em setembro. Mas o novo tablet pode chegar no final de outubro ou no início de novembro.


Ainda há dúvidas sobre a possível apresentação de novos modelos do iPod nano e do iPod touch junto com o iPhone 5. E o rumor de que a Apple prepara também um versão com tela Retina do MacBook Pro de 13 polegadas permanece no ar, sem nenhuma confirmação mais sólida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário