sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pesquisadores usam sinais de rede Wi-Fi para 'ver' através da parede


Radar monitora frequências do Wi-Fi para detectar o movimento de objetos (Foto: Reprodução)

Dois pesquisadores de uma universidade de Londres criaram o primeiro dispositivo que consegue detectar o movimento de uma pessoa através da parede por sinais de rede Wi-Fi, conforme reportagem do site “Popular Science”.


Karl Woodbridge e Kevin Chetty, da University College London, conseguiram chegar à façanha por meio de um aparelho do tamanho de uma mala que contém um receptor de rádio com duas antenas e uma unidade de processamento de sinal.


Parecido com um radar, o dispositivo se baseia no efeito Doppler – quando uma onda de rádio reflete um objeto em movimento, suas frequências mudam, segundo o “Popular Science”. O protótipo de radar identifica as alterações de frequência do Wi-Fi para detectar os objetos em movimento.


Em testes, o aparelho foi capaz de determinar a localização da pessoa, sua velocidade e direção através uma parede de tijolos. Conforme a reportagem, a tecnologia tem potencial para ser usada em casa, para detectar a presença de intrusos ou monitorar crianças, ou para ajudar em combates em prédios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário