sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Confira o que não vai funcionar no iPhone 5 no Brasil, entenda





O iPhone 5 vai, sim, funcionar no Brasil (Foto: Reprodução)

Afinal de contas, o iPhone 5 vai funcionar no Brasil? Depois de apresentarem seu sexto smartphone para a imprensa, nesta quarta-feira (12), a Apple deixou várias dúvidas na cabeça dos futuros donos de iPhone no Brasil. Dentre as perguntas mais comuns, a maioria se questionava sobre a compatibilidade do chip, a ausência de nanoSIMs à venda no Brasil, o fato de o padrão de 4G ser diferente aqui e o novo mapa do iPhone, que substituiu o Google Maps.


iPhone 5 só não terá Internet 4G no Brasil (Foto: Divulgação)


- 4G
A tecnologia não funcionará com a futura rede LTE brasileira, infelizmente. A razão disso é porque o chip 4G embutido no iPhone 5 foi feito para frequências de 700 a 2100 MhZ, disponíveis em boa parte do mundo. No Brasil, no entanto, a frequência escolhida para adoção da rede 4G é de 2,5 GHz, sendo, portanto, incompatível com a do novo aparelho da Apple.
Mas isso quer dizer, então, que o iPhone não vai ter Internet por aqui? Nada disso. Ele vai acessar a web normalmente, mas pela rede 3G (e 3G+), a mesma conexão móvel que já existe e vem sendo utilizada por outros dispositivos mobile. Por isso, se você quiser encomendar o iPhone 5 do exterior com algum amigo que esteja por lá ou vá viajar nos próximos dias, pode fazê-lo tranquilamente, desde que na versão GSM. Assim, ele funcionará sem problemas no Brasil, assim como o novo iPad.


Novo sistema de mapas da Apple é anunciado na WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)
- NanoSIM

Tudo o que foi dito sobre a compatibilidade do chip e da Internet super rápida do aparelho é verdade, mas nada disso impedirá quem quiser comprar um iPhone 5 e utilizá-lo tranquilamente por aqui. O problema dos chips será facilmente resolvido: todas as operadoras de telefonia do Brasil já falaram que lançarão o nanoSIM em breve. A Vivo, inclusive, afirmou que algumas lojas já terão o produto no próximo dia 15. Já a TIM relatou que o chip chega antes mesmo do smartphone. Portanto, não deve haver preocupação quanto isso.

iPhone 5 só não terá Internet 4G no Brasil (Foto: Divulgação)

- Mapas

Sabe aquelas funcionalidades sensacionais que a Apple apresentou no serviço de mapas do iOS 6? Se você está pensando em usa-las aqui no Brasil, esqueça. A empresa divulgou uma lista de quais países receberão as funções, e a gente não está nela. Ou seja: o Mapas brasileiro não terá construções em 3D.
O problema não é exclusivo para os usuários brasileiros. A visualização de mapas em 3D só funciona em algumas cidades dos EUA. Talvez, quem sabe, em algum próximo update...

- Trânsito
Seria bom, também, saber o melhor caminho para chegar a um lugar sem engarrafamentos, certo? O único problema é que continuaremos na vontade: as informações de trânsito em tempo real, também, não virão para cá. O serviço só vai rodar nos iPhones 5 de outros 23 países. Por aqui, nada.

- Navegação guiada
A opção de instruções por voz é talvez a grande decepção do Maps do iOS 6.0 para o Brasil. A funcionalidade é bem interessante e permite que os usuários busquem dados de direções para seus trajetos sem ter que tocar na tela. Este serviço vai funcionar em 56 outros países, como Botsuana, Namíbia e até a vizinha Argentina. No entanto, nem nesta lista incluíram as cidades brasileiras.

Novo sistema de mapas da Apple foi anunciado durante a WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)
Ou seja, o novo serviço de mapas da Apple, pelo menos no Brasil, vai deixar bastante a desejar. Especialmente porque o Google Maps para Android faz reconhecimento de voz, oferece imagens do Street View e muito mais. Além disso, há também outras novidades do iPhone 5 que não pintarão no Brasil como a Internet 4G, integração com redes sociais pela Siri, nem informações de filmes ou reservas de restaurantes com comandos de voz.


- Siri e seus recursos
Siri continua sem saber falar português, e como se isso não bastasse, nenhum recurso legal apresentado durante a WWDC, em junho, e reapresentado no lançamento do iPhone 5 funcionará aqui no Brasil. Nada de resultados de jogos esportivos ou de consultar a programação dos cinemas perto de você, com apenas uma pergunta a Siri. Fotos e críticas de restaurantes, então, nem pensar.
A busca por indicações do Siri vai funcionar em somente 15 países. Já a possibilidade de se reservar mesas em restaurantes e cinemas só funciona em 10 deles. Como sempre, o Brasil não está em nenhuma dessas listas.

Vale lembrar que o gadget entra em pré-venda na sexta-feira (14) e começa a ser vendido em lojas físicas dos EUA no dia 21. No Brasil, espera-se que ele só chegue entre o fim de outubro e o início de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário