terça-feira, 2 de outubro de 2012

Coca-Cola ganha da Apple como marca mais valiosa do mundo


Coca-Cola

A consultoria Interband divulgou nesta terça-feira, 2, a lista das “100 Melhores Marcas Globais”, realizada por ela há 13 anos. A Coca-Cola manteve a liderança do ano passado e venceu a Apple ao ser cotada em US$ 77,8 bilhões contra US$ 76,6 bilhões. A IBM completa o pódio com US$ 75,5 bilhões.

O crescimento de 26% no valor de marca em 2011 levou o Google a ultrapassar, pela primeira vez, a Microsoft e tomar dela o 4º lugar. As duas valem, respectivamente, US$ 69,7 bilhões e US$ 57, 8 bilhões. Samsung e Intel vêm em 8º e 9º lugares, cotadas a US$ 39,3 bilhões e US$ 32,8 bilhões. Cinco das 10 maiores marcas citadas são de tecnologia.

A surpresa fica por conta do Facebook, que aparece apenas em 69º lugar (US$ 5,4 bilhões) devido ao mau momento vivido na Bolsa de Valores, cuja desvalorização causa perda de valor de mercado. HP (15º), Oracle (18º), Nokia (19º) e Amazon (20º) são outras marcas do setor bem posicionadas.

A lista da Interbrand é elaborada de acordo com três aspectos-chave: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que ela desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e o poder para comandar um preço premium ou garantir os lucros da companhia.

Em breve, a Interbrand São Paulo divulgará o ranking das marcas brasileiras mais valiosas.“Olhar para marcas de setores que tiveram plena recuperação nos traz aprendizados importantes para marcas nacionais que não somente se preocupem em 'surfar a onda' do bom momento mercado brasileiro, mas que também busquem aproveitar este momento para elevar suas marcas a outro patamar” aponta André Matias, Gerente de Avaliação e Estratégia de Marca do escritório de São Paulo da Interbrand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário