quarta-feira, 25 de abril de 2012

GVT, TIM e Vivo ficam fora do ar em 4 Estados do Brasil


Um problema nos cabos de fibra óptica causou a queda dos serviços de algumas operadoras de telefonia móvel e de internet em pelo menos quatro estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Segundo a assessoria da GVT, um dos três cabos de transmissão de dados que sofreu rompimento já foi reestabelecido. Como ele é de contingência e tem menos capacidade que a rota principal, alguns clientes podem experimentar lentidão no acesso à web. Ainda não há previsão, de acordo com a GVT, de quando os outros dois cabos serão consertados. O primeiro levou cerca de duas horas para voltar a funcionar. As empresas não divulgam o número de usuários afetados pelo problema.
A GVT informou, em comunicado, que "clientes do serviço de banda larga da GVT nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul percebem lentidão ou dificuldade de acesso a determinados sites de internet desde o início da tarde; o serviço foi afetado depois que três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região foram rompidos; equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível". De acordo com o comunicado, clientes GVT podem esclarecer dúvidas pela Central de Atendimento 103 25.
Em contato com o Terra, a comunicação corporativa da GVT explicou que houve um ponto de rompimento na rota principal que liga SP a Curitiba. As duas rotas alternativas também apresentaram problemas (um ponto de rompimento em cada). Essas rotas são compartilhadas, por isso, outras operadoras também apresentam problemas. A transmissão de dados parte de Curitiba para os outros Estados do Sul e a rede de longa distância de dados é administrada por um fornecedor que, segundo a GVT, já está trabalhando nos reparos, mas não há previsão de quando o conserto estará feito.
Mais cedo, o atendimento da GVT afirmava a usuários que ligaram para o 103 25 que houvera um problema com o backbone (espinha dorsal) da companhia no Estado de São Paulo, o que acarretou a queda dos serviços e os problemas de conexão.
A TIM enviou um comunicado pouco antes das 16h: "A TIM informa que seus clientes na região Sul podem encontrar dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora, devido a um triplo rompimento de fibra ótica da rede de transmissão que interliga os sistemas desses Estados com o restante do Brasil. Técnicos da TIM já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível."
Procurada pelo Terra, a Vivo não confirmou o problema e afirmou que um comunicado estaria sendo divulgado em seguida.
Usuários no Twitter reclamaram da situação, fazendo com que os nomes das empresas TIM e GVT fossem parar nos tópicos mais falados do microblog no País. "O que esta havendo com a GVT, TIM, VIVO - Todas sem Sinal - Acho que isso é um sinal para o fim do mundo...", disse no Twitter o usuário @Naypolin. Já a usuária @anandazanini falou: "nao me importo de ficar sem internet gvt mas DEVOLVE O SINAL DA TIM =( MIMIMI". O usuário @OSGuilherme conta mais e pede: "Parece que foi a tempestade solar mesmo. Tim, Claro, Oi, Vivo 3G, GVT e o alarme do meu carro... Tudo louco", afirmou no Twitter.
A usuária @bicmuller também se pronunciou: "Um cabo se rompeu e comprometeu o sinal da TIM, GVT, Oi no SUL do país. É pouco ou quer mais?", disse. Já o usuário Rafael Andreotti, "@opeattack, afirma: "aparentemente um cabo de fibra ótica se rompeu e escangalhou o sinal da GVT e da TIM (...)".
Falha impede transmissão de sabatina
O problema impediu a transmissão ao vivo da sabatina com o pré-candidato à prefeitura de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, realizada na tarde desta quarta-feira nos estúdios do SBT na capital paulista.
A entrevista pode ser vista no site do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário